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dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorSoares, Patricia Diaspt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T15:45:53Z
dc.date.available2024-04-08T15:45:53Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36414
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Trombetta Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Ambiental. Defesa: Curitiba, 06/12/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o impacto sonoro ambiental causado pelo ruído de tráfego rodoviário em várias vias da parte Noroeste da Cidade de Curitiba, através de medições in situ e mapeamento sonoro. Para tanto foram realizadas as seguintes etapas: de definição dos locais avaliados, coleta de dados de campo; tabulação dos dados coletados; mapeamento acústico; avaliação de cenários do passado, presente e futuro; e avaliação conclusiva. O objeto deste estudo é a avaliação do ruído ambiental em vias de grande importância para o deslocamento de veículos de um extremo ao outro da cidade. As vias atravessam cinco grandes bairros comerciais e residenciais com um grande fluxo de veículos e pessoas. Para caracterizar a poluição sonora nos trechos avaliados, foram realizadas 22 medições em locais diferentes. As medições sonoras foram realizadas conforme as recomendações da norma NBR 10151/2000. Foi utilizado o software de análise Predictor 8.11 para a realização dos mapas acústicos. Foi avaliado um cenário de referência que representa o "panorama acústico" atual. Foram também criados três cenários hipotéticos e distintos entre si, para avaliar o ruído nas áreas escolhidas. No cenário 1, foi criada a hipótese de que a quantidade de veículos é reduzida em 50% em relação a atual. No cenário 2 foi criada a hipótese de que a quantidade de veículos é reduzida em 75% em relação ao atual. O cenário 3 simula o ruído nas áreas sensíveis considerando o espaço de tempo de 20 anos ou seja com o aumento da quantidade de veículos em 100%. Os resultados sugerem que a situação acústica destes trechos caracteriza a existência de poluição sonora ambiental. O cenário com redução de 50% da quantidade de veículos revela que as medidas adotadas não foram suficientes para reduzir significativamente os níveis sonoros. O cenário com redução de 75% do fluxo de veículos mostra que que a medida adotada seria significativa para reduzir os níveis sonoros nos limites estabelecidos pela legislação. E no cenário futuro é possível evidenciar que o fluxo estará extremamente saturado daqui a 20 anos, que haverá um crescimento significativo dos níveis sonoros, e consequentemente um aumento da poluição sonora ambiental. Desta maneira, fica evidenciado que apenas uma medida de controle tomada não é suficiente para resolver este problema. É necessária a criação de um plano de médio e longo prazo, com várias medidas que atuem em conjunto para combater o ruído de forma eficiente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aims to investigate the environmental impact caused by road traffic noise on various routes of the northwest part of the city of Curitiba, through measurements in situ and noise mapping. This involved the following stages: definition of locations to be assessed, field data collection, data tabulation; acoustic mapping, assessment past, present and future scenarios, and conclusion. The object of this study is the assessment of environmental noise in the process of great importance for the movement of vehicles from one extreme to another. The routes pass through five major business and residential districts with a large flow of people and vehicles. To characterize the noise in the sections evaluated, 22 measurements were made at different locations. Sound measurements were made according to the NBR 10151/2000 Standard. The analysis software Predictor 8:11 was used in the preparation of the acoustic maps. A baseline scenario representing the present "acoustic panorama" was evaluated. Three hypothetical scenarios and distinct from each other were created. The hypothesis created for scenario 1 was: the number of vehicles is reduced by 50 % compared to the present one. For scenario 2 it was: the number of vehicles is reduced by 75 % compared to the present one. Scenario 3 simulates noise sensitive areas considering a time span of 20 years, the number of vehicles was increased by 100%. Results suggest that the acoustic situation of these stretches characterizes noise pollution. The scenario 1 reveals that the measures adopted were not sufficient to reduce sound levels significantly. The scenario with 75% reduction in the traffic flow shows that the measure would be adopted would be to significantly reduce sound levels within the limits established by law. And the possible future scenario show that the flow is extremely saturated in 20 years there will be a significant increase in noise levels, and consequently an increase in environmental noise pollution. Thus, it becomes evident that one single control measure is not sufficient to solve the problem. It is necessary to make a medium and long term planning considering various measures acting together in order to effectively tackle noise.pt_BR
dc.format.extent102f. : il., tabs., color., maps., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia Sanitáriapt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectRuido urbanopt_BR
dc.subjectSom - Mediçãopt_BR
dc.titleAvaliação da poluição sonora ambiental na parte noroeste da cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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