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dc.contributor.authorBasniak, Maria Ivetept_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-06T14:32:42Z
dc.date.available2020-08-06T14:32:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36372
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta tese consiste em analisar a trajetória do Programa Paraná Digital e alguns de seus resultados em escolas públicas estaduais. O Projeto BRA/03/036, que ficou conhecido como Programa Paraná Digital ou apenas PRD, estruturou-se em três eixos principais: a criação e implantação de um Portal Educacional, a ampliação dos Núcleos de Tecnologias Educacionais e a implantação em todas as escolas estaduais de um laboratório de informática com acesso à internet. A fim de atingir o objetivo da tese, julgou-se necessário considerar o programa integralmente, ou seja, desde que o mesmo começou a desenhar-se até o momento em que foi colocado em prática; e assim, buscou-se uma metodologia que abrangesse todo esse contexto, a metodologia de ciclos de políticas (BOWE e BALL, 1992 apud MAINARDES, 2007, p. 29), descrita como um ciclo contínuo composto por três contextos principais inter-relacionados, e não etapas: o contexto da influência, o contexto da produção do texto e o contexto da prática. Para analisar-se criticamente a política sob essa ótica, buscou-se confrontar na análise dos três contextos dados coletados em diferentes fontes: inserção profissional da pesquisadora, literatura já produzida sobre o tema, e documentos oficiais sobre os programas desenvolvidos no Paraná, acompanhados de entrevistas com os principais atores. Para confrontar informações e opiniões de locais diferentes, foram realizadas, em 2013, visitas a duas escolas de um mesmo município do interior do Paraná, nas quais o PRD ainda estava em funcionamento, para entrevistar atores que nelas trabalhavam ou estudavam. Entre os principais fatores que levaram à criação e ao desenvolvimento do PRD destacam-se: o descontentamento dos profissionais da educação com as ações do governo anterior em relação à educação; a mudança no governo do estado do Paraná em 2003, com a consequente mudança das pessoas que ocupavam os principais cargos na Secretaria do Estado da Educação; e o saldo do empréstimo firmado com o BID para o PROEM. Quanto aos resultados do programa, conhecido pelos professores como Paraná Digital, sem qualquer menção aos objetivos e intenções do projeto BRA, é possível afirmar que houve modificação do ambiente das escolas, com a ampliação de recursos úteis ao trabalho do professor (Portal Dia a dia Educação, TV Multimídia/pendrive, laboratório de informática, entre outros; contribuição para a pesquisa e desenvolvimento de softwares e hardwares em uma universidade pública do país (UFPR) com o envolvimento de órgãos estaduais (CELEPAR, COPEL), com implicações, inclusive, nos programas federais de tecnologias educacionais). Além disso, foi ampliado o número de Núcleos de Tecnologia e Educação (NTE), o que contribuiu para a iniciação de muitos professores no uso de equipamentos informáticos em suas aulas. Embora tais formações tenham priorizado o uso dos equipamentos sem promover debates sobre as tecnologias na educação, o PRD produziu resultados positivos, mas não consolidou a inclusão digital de alunos e professores do estado do Paraná. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Paraná Digital. Tecnologias Educacionais. Ciclos de Políticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this thesis is to analyze how the Programa Paraná Digital - Digital Paraná Program was conducted, and some of its results in public state schools. The BRA 03/036 Project, which became known as Programa Paraná Digital - Digital Paraná Program or simply PRD, was based on three main axes: the creation and implementation of an educational portal, the extension of the Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) - Educational Technologies Nuclei, and the installment, in every state school, of a computers lab with internet access. In order to reach our aim, we found it was necessary to consider the Program entirely, from its design until the moment it was implemented; so we looked for a methodology which encompassed that whole context, the Policy Cycle Approach (BOWE; BALL, 1992, apud MAINARDES, 2007, p. 29), which is described in a continuous cycle by three main interrelated contexts, not stages: the context of influence, the context of text production, and the context of practice. To critically analyze the policy from this point of view, we tried to confront data collected from different sources in the analysis of the three contexts: the researcher's professional integration, the literature produced on the theme, and official documents about the programs developed in Paraná, along with interviews with the main actors. To confront information and opinions from different places, in 2013 we visited two schools in the same city of Paraná in which the PRD was still working, to interview actors who worked or learned there. Among the main factors which led to the creation and implementation of the PRD, the following are highlighted: the discontentment of education professionals with the actions of the former government concerning education; the change of the government of the state of Paraná in 2003, and the consequent personnel shifting at the main posts in the State Secretary for Education; and the existence of a surplus from the loan granted by the Inter-American Development Bank to the Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio (PROEM) - Program for the Expansion, Improvement, and Innovation in Highschool. As for the results of the program known by teachers as Paraná Digital, with no mention to the objectives and intentions of the BRA project, it is possible to affirm that there were changes to the environment of schools, with the amplification of useful resources for the teacher's work (Dia a Dia Educação Portal, multimedia/flashdrive TV, computer lab, among others; contribution for the research and the development of softwares and hardwares by a public university in the country (UFPR) along with the involvement of state organs (CELEPAR, COPEL), whose implications can even be seen in federal programs of educational technologies). Besides, the number of NTE was expanded, which contributed for many teachers initiating in the use of informatics in their classes. Although such procedures gave priority to the use of equipments without promoting debates on technology in education, PRD produced positive results, but did not secure the digital inclusion of students and teachers in the state of Paraná. Keywords: Educational Policies. Paraná Digital. Educational Technologies. Policies Cycles.pt_BR
dc.format.extent209 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titlePolíticas de tecnologias na educação: o programa Paraná Digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR


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