Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNatal, Rosyane Mayre Pimenta, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Claudia Mendes, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T19:51:56Z
dc.date.available2020-05-06T19:51:56Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36350
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Claudia Mendes Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Inserida no campo dos estudos de aquisição de linguagem, esta dissertação tem o objetivo de conceber uma maneira de pensar o diálogo na escrita da criança e, deste modo, apreender algo mais singular da relação sujeito/linguagem dando ênfase às relações com o outro, aqui compreendido como instância da língua constituída. Para tanto, foram identificadas marcas linguísticas que emergiram nos textos das crianças e que possibilitaram uma discussão acerca da estruturação da linguagem escrita. Indícios do diálogo com os vários discursos orais e escritos, com o próprio texto e com a própria oralidade da criança foram concebidos como sinalizadores das relações entre enunciados, da partilha de sentidos e das relações entre aspectos da própria língua que, por sua vez, sinalizam para a captura da criança pela ordem do simbólico e, portanto, pelo funcionamento da linguagem escrita. O quadro teórico-metodológico que orienta a análise está pautado em autores como Cláudia Lemos (1995, 1998, 2002, dentre outros), sobre a aquisição da linguagem, Jacqueline Authier-Revuz (2004) e o conceito de heterogeneidade mostrada e constitutiva, Manoel Corrêa (2004) sobre o modo heterogêneo de constituição da escrita e Capristano (2007) sobre a trajetória da criança em direção à escrita convencional. Tendo em vista os pressupostos do Interacionismo em Aquisição de Linguagem, a aquisição da linguagem escrita é, aqui, entendida como um processo de caráter heterogêneo. As análises permitiram conceber os indícios do diálogo na escrita como reveladores de certos aspectos como: a inserção da criança no registro do simbólico e do imaginário; a relação do texto da criança com as instâncias da língua constituída; o alçamento da criança à posição do outro para se constituir como sujeito escrevente; o momento em que a criança toma distância do próprio texto e é afetada por ele e; as possibilidades de emergência sempre latentes no texto da criança. Palavras-chave: aquisição da escrita, diálogo, heterogeneidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Inserted in the field of studies of language acquisition, this dissertation aims to conceive a manner of thinking the dialogue on child writing and, thus, learn the singularity of relation subject/language, emphasizing the relations with the other, here understood as instance of the constituted language. For this, there were identified linguistic impressions that emerged in the texts of children and that enabled a discussion about the structuring of written language. Evidences of dialogue with several oral and written discourses, with the text itself and the very orality of the child, were conceived as indicators of the relations between statements, the sharing of meanings and the relations between aspects of the language itself which, in turn, signal to the child's capture of the symbolic order and, thus, by the operation of the written language. The theoretical and methodological precepts that guide the analysis is regulated by authors like Cláudia Lemos (1995, 1998, 2002, among others), about language acquisition, Jacqueline Authier-Revuz (2004) and the concept of heterogeneity, Manoel Corrêa (2004) about the heterogeneous mode of constitution of writing and Capristano (2007) about the trajectory of the child towards conventional writing. Given the assumptions of Interactionism in Language Acquisition, the acquisition of written language is here understood as a heterogeneous process. The analysis allowed conceiving the evidences of dialogue in writing as disclosing certain aspects such as the inclusion of children in the symbolic and imaginary registers; the relation of the child’s text with the instances of the constituted language; the lifting of the child to another child's position to constitute as a subject scribe; the moment the child distances itself from the own text and is affected by it and; the possibilities of emergence always latent in the text of the child. Key-words: writing acquisition, dialogue, heterogeneity.pt_BR
dc.format.extent144f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO diálogo no texto da criançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples