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dc.contributor.authorJorge, Ceuli Marianopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçaopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-10T19:44:03Z
dc.date.available2014-10-10T19:44:03Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/36323
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Mudanças no mundo do trabalho e educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente Tese inscreve-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais direcionadas aos jovens e adultos trabalhadores. Trata de um estudo com os alunos egressos dos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, implantados na rede estadual do Paraná em 2008. Este estudo se justifica pela necessidade de compreender quais sentidos e significados foram atribuídos pelos egressos e em que medida esse Programa configurou a formação profissional e elevação da escolaridade dos trabalhadores jovens e adultos. Ao ser instituído pelos Decretos nº 5478/05 / 5840/06, o PROEJA trouxe a possibilidade da organização curricular integrada para os jovens adultos trabalhadores com mais de 18 anos que não concluíram a formação em nível médio e que precisam da formação profissional em nível técnico. Teve como objetivo compreender os sentidos e significados atribuídos e a percepção dos egressos sobre a formação realizada em termos de mobilidade social e econômica. Foram entrevistados 85 alunos egressos de doze cursos técnicos do PROEJA de diferentes eixos tecnológicos em onze escolas, situadas em nove municípios do Estado. As análises foram realizadas sob as explicitações do campo da sociologia da educação, em uma aproximação com a teoria de pesquisa proposta por Pierre Bourdieu, o que nesse trabalho consistiu em dar vozes aos alunos egressos, considerando os determinantes estruturais que direcionam as suas ações e posições ocupadas no espaço social. A Tese apresenta desmembramentos que constituem momentos e recursos metodológicos distintos: pesquisa documental e bibliográfica, exploratória e empírica. Os dados obtidos mostraram que a maioria dos egressos estava empregada com carteira assinada e com renda mensal em torno de um salário mínimo, atuando em ocupações variadas do setor de serviços, embora não na área do curso realizado, com exceção dos egressos do curso de Enfermagem. A maioria dos egressos não continuou os estudos em nível superior. As análises e interpretações permitiram concluir que os egressos atribuíram sentidos à formação realizada quanto à valorização pessoal, sociabilização, reconstrução identitária e pertencimento a uma situação que antes os excluía. Atribuem ao curso o fato de estarem empregados e em melhor situação socioeconômica, embora manifestem a expectativa não atendida de atuação na formação técnica realizada. Palavras-chave: Sentidos da Educação. Educação de Jovens e Adultos. Formação Profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis is within the scope of researches on the policy of education directed at young and adult workers. It is a study with former students of technical courses of the National Program for the Integration of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adult Education - PROEJA, implemented in state of Paraná in 2008. This study is justified by the need to understand which senses and meanings were assigned by former students and to what extent this Program configured professional training and increased young and adult workers education. Established by the Decree No. 5478/05/5840/06, PROEJA brought the possibility of an integrated curricular organization for young adult workers over 18 who have not completed high school and who need education on a technical level. This study had as object to understand the senses and assigned meanings and perceptions of formers students about the education conducted in terms of social and economic mobility. 85 former students from twelve technical courses of PROEJA from different technological axes in eleven schools, located in nine counties in the state, were interviewed. The analyzes were performed under the clarifications of the field of sociology of education, within an approach to research theory proposed by Pierre Bourdieu, which in this work consisted in giving voices to the former students, considering the structural determinants that direct their actions and positions held in the social space. The thesis presents dismemberments that constitute distinct moments and methodological resources: documents and literature, exploratory and empirical research. The data showed that most of the former students were employed with a formal contract, having a monthly income of around the minimum wage, working in a variety of occupations in the service sector, although not in the specific course area, with the exception of students who graduated from Nursing. Most graduates did not continue their studies at the college level. The analysis and interpretations showed that the former students attributed some senses to the formation that they had regarding to personal development, socialization, identity reconstruction and to a feeling of belonging to a situation that previously excluded them. They attribute to the course the fact that they employed and in better socioeconomic status, although they show a non satisfied expectation of performance in technical education provided. Keywords: Meanings of Education. Youth and Adults Education. Professional Education.pt_BR
dc.format.extent313f. : il. , color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSentidos da educação atribuídos por egressos do PROEJA no Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR


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