dc.contributor.advisor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sagatio, Sandra Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T16:52:58Z | |
dc.date.available | 2022-08-03T16:52:58Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/36125 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Realiza busca na base internacional Education Resource Information Center (Eric) para verificar trabalhos que apresentam relação de proximidade com a temática da pesquisa. Organiza as informações obtidas nos arquivos da SOC a fim de expressar o conteúdo das Resoluções, as quais são representadas, por meio de descrições que procuram esquematizar e ordenar o processo de análise e interpretação dos dados. Verifica por meio da análise documental das Resoluções relativas à estrutura curricular do referido curso, como as disciplinas escolares, principalmente a PPB, representam determinações históricas e sociais nas relações educacionais que organizam a vida acadêmica de alunos e professores na Universidade. Utiliza o questionário para analisar e interpretar a voz dos alunos. Com base em questões relacionadas ao currículo e à disciplina PPB, procura a compreensão dos alunos sobre elementos fundamentais para a caracterização da unidade teoria e prática na formação do professor e do pedagogo. Realiza entrevista com duas professoras para evidenciar suas vivências na área de prática pedagógica. Como síntese, relaciona as categorias teóricas história das disciplinas escolares, código disciplinar e práxis pedagógica com os elementos constitutivos das técnicas de coleta de dados utilizadas neste trabalho, a fim de enfatizar relações entre estes e as categorias. Constata que mudanças estruturais estão sendo realizadas em nível institucional, no que diz respeito, principalmente, às Resoluções que tratam da implantação, reformulação e ajuste curricular do curso de Pedagogia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present work analyses the constitution of the disciplinary code of the subject "Teaching Practice B: Supervised Practice" in the initial years of Primary Education (PPB) in the Pedagogy Course of the UFPR [Federal University of Paraná], between 1980 and 2010. It searches the international Education Resource Information Center (ERIC) database to look up works which bear a proximity relationship with the aforementioned research theme. It organizes the information obtained at the SOC [Collegiate Bodies Secretariat] files so as to reveal the contents of the Resolutions, presenting them through descriptions in order to outline and systematize the analysis process and the interpretation of data. It verifies, through documental analysis of the Resolutions pertaining the curricular structure of said course, how academic subjects, mainly PPB [Teaching Practice B], represent historical and social determiners in the educational relationships which organize the academic life of students and professors at the aforementioned University. It uses a questionnaire to analyze and interpret the students? voice. Based on issues related to curriculum and the PPB subject, it searches students? understanding of fundamental elements which characterize the theory/practice unity in the formation of the teacher and the pedagogue. It interviews two professors to highlight their experience in pedagogy praxis. In sum, it relates the theoretical categories history of school subjects, disciplinary code and pedagogical praxis to the constituting elements of the data collection techniques used in this present work, so as to emphasize the relationships among the latter and the categories. It demonstrates that structural changes are being made at institutional level especially with regards to the resolutions which deal with curricular implementation, reformulation and adjustment of the Pedagogy course. | pt_BR |
dc.format.extent | 274f. : il. algumas color., tabs., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Curso de pedagogia - Curriculo | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |