Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBozza, Gabriel Alexandrept_BR
dc.contributor.otherPanke, Lucianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-09T13:42:38Z
dc.date.available2018-03-09T13:42:38Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/36008
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª. Luciana Pankept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 25/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação apresenta o estudo de caso do movimento #YoSoy132, criado durante as eleições presidenciais do México em 2012. O objetivo principal é verificar se o confronto político contra o então candidato Enrique Peña Nieto e os meios de comunicação, iniciado durante as eleições, continuou no primeiro ano, período que compreende o segundo semestre de 2012, depois da vitória no pleito, e primeiro semestre de 2013, depois da posse do novo governo. Para isso, apresentamos inicialmente como surgiu o movimento #YoSoy132, o contexto eleitoral do país, e o conceito de movimento emocional, que usamos para denominar o nosso caso investigado. A pesquisa mostra que a hashtag, marca comumente usada no Twitter, foi criada por universitários do país em apoio aos estudantes da Universidade Iberoamericana, que protestaram contra o candidato à Presidência Enrique Peña Nieto. O confronto político no período eleitoral aconteceu amparado pelas redes sociais digitais. Para compreender esse processo, nos apoiamos na Teoria de Mobilização Política, de Doug McAdam, Sidney Tarrow e Charles Tilly (2004, 2009, 2010, 2011), principal referencial teórico. Levantamos os processos comunicacionais envolvidos pelo confronto político, a relação possível com os movimentos sociais, eleições, e como as redes digitais podem auxiliar na confrontação. No capítulo seguinte, identificamos os repertórios de ação de confronto político durante as eleições, que tiveram apoio das redes sociais digitais. A seguir, para alcançar os objetivos propostos, mapeamos os repertórios de confronto político, nas redes sociais oficiais do movimento no Facebook e Twitter, que mescla análise de conteúdo. Essa metodologia permite observar os repertórios de ação de confronto político, mapear como o movimento se comunica pelas redes, assim como verificar se houve continuidade do confronto político iniciado nas eleições. Desta forma, conseguiremos responder os objetivos secundários dessa dissertação, que são verificar os períodos de maior confronto depois das eleições nas duas redes sociais, comparar as ações de confrontação no período eleitoral e pós-eleitoral, quais as singularidades e identificar os principais repertórios. Para isso, definimos cinco categorias de análise: "Enrique Peña Nieto", "Meios de Comunicação", "Direitos Humanos", "Movimento" e "Outros". Analisamos um corpus empírico composto de 481 postagens no Facebook e 3553 tweets no Twitter, no período de 03 de julho de 2012 a 03 de julho de 2013. Verificamos em qual categoria equivale cada uma dessas postagens. Não houve seleção ou exclusão dos materiais coletados. A justificativa de coleta pós-eleição ocorreu para verificar se houve continuidade do confronto político contra o governo de Enrique Peña Nieto e os meios de comunicação do país. As nossas hipóteses foram de que o movimento continuou o confronto contra eles depois das eleições, e que os repertórios de ação empregados são semelhantes nas eleições e no pós-eleição. Entretanto, os resultados mostraram que realmente houve a continuação do confronto político contra Enrique Peña Nieto depois das eleições, mas pouca contra os meios de comunicação. Houve, o enaltecimento do movimento, divulgação de informações e comunicação com os participantes. Os repertórios de ação foram diferenciados comparados os períodos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis presents a case study of the movement #YoSoy132, created during the presidential elections in Mexico in 2012. The main objective is to check if the contentious politics against then candidate Enrique Peña Nieto and the media, started during the elections, continued in the first year, a period that comprises the second half of 2012, after the victory in the election, and the first half 2013, after the inauguration of the new government. For this, we initially present as the #YoSoy132 movement, the electoral context of the country, and the concept of emotional movement, we used to call our case arose investigated. Research shows that hashtag, commonly used brand on Twitter, was created by university of the country in support of the students of the Universidad Iberoamericana, who protested against the presidential candidate Enrique Peña Nieto. The contentious politics happened during the election period supported by digital social networks. To understand this process, relying on the Theory of Political Mobilization, Doug McAdam, Sidney Tarrow and Charles Tilly (2004, 2009, 2010, 2011), the main theoretical framework. We reviewed the communication processes involved in the contentious politics, possible links with social movements, elections, and how digital networks can assist in the confrontation. In the next chapter, we identify the action repertoires of contentious politics during the elections, which were supported online social networks. Then, to achieve the proposed objectives, we mapping of the repertoires of contentious politics, the official social networking movement on Facebook and Twitter, which combines content analysis. This methodology allows us to observe the action repertoires of contentious politics, map how the movement communicates across networks, as well as see if there was continuity of contentious politics started in elections. Thus, we can answer the secondary objectives of this dissertation, which is to verify the periods of major confrontation after the elections in the two social networks, compare the actions of confrontation in the electoral and post-electoral period, which the singularities and identify the main repertoires. For this, we define five categories of analysis: "Enrique Peña Nieto", "Media", "Human Rights", "Movement" and "Other". We analyze an empirical corpus consisting of 481 posts on Facebook and 3553 tweets on Twitter, in the period 3 July 2012 to 03 July 2013. We check which category each of these equivalent posts. There was no selection or exclusion of materials collected. The justification of post-election collection happened to see if there was continuity of contentious politics against the government of Enrique Peña Nieto and the media in the country. Our hypotheses were that the movement continued confrontation against them after the elections, as well as the repertoires of action employed are similar in elections and post-election. However, the main results showed that there was actually a continuation of contentious politics against Enrique Peña Nieto, his party and government after the elections, but little confrontation with the media. Yet there was, the enhancement of the movement, release of information and communication with his participants. The repertoires of action were different when comparing the periods.pt_BR
dc.format.extent155f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleO uso de redes sociais digitais como processo comunicativo pelo movimento emocional mexicano #yosoy132 no confronto político durante o período (pós-)eleitoralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples