Avaliação da participação de material particulado e seus impactos à saúde humana em escolas próximas a vias de tráfego veicular e refinaria de petróleo
Date
2014Author
Gonçalves Junior, Sérgio José
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Dissertaçõesxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A exposição a certos aerossóis tem sido associada ao aumento de várias doenças respiratórias. Tal agravante é consequência do homem passar mais de 90% do dia dentro de ambientes fechados e ficar exposto à poluição gerada e/ou acumuladas nesses locais. Inserido neste contexto, a preocupação com o ar que jovens e crianças respiram durante o dia exige grande atenção, pois os mesmos são especialmente sensíveis à poluição devido ao seus organismos ainda em formação. A escola é uma dos principais cenários de ambiente fechado em que as crianças passam grande parte do seu dia, sendo que o ar que ali respiram também pode ser prejudicial à saúde, devido a influência de diversas fontes. A preocupação que envolve a nocividade do material particulado está norteada à dois parâmetros: a fração respirável de partículas suspensas submicrométricas e a sua composição, pois as partículas podem penetrar e alcançar diversos níveis do sistema respiratório, causando diferentes tipos de complicações vitais. Esse estudo tem como objetivo principal avaliar a influência das atividades de entorno de escolas para com os particulados atmosféricos presentes no ar dentro e fora do ambiente escolar, através da análise do material particulado suspenso. As amostragens foram realizadas em cinco escolas da cidade de Curitiba e região Metropolitana, no estado do Paraná, onde há forte presença de vias de fluxo intenso de veículos e notáveis zonas industriais, como grandes complexos petroquímicos. Foram realizadas análises de material particulado total e de partículas individuais. O material particulado total foi amostrado através de uma membrana de policarbonato (filtro) por impactação inerte e analisado por meio de Espectrometria de Fluorescência de Raios-X (FRX), a qual tem a finalidade de obter informações dos elementos químicos das amostras. As partículas individuais foram coletadas em diferentes frações de tamanho por meio do impactador de partículas May Impactor, analisadas por Microscopia Eletrônica de Varredura acoplada a uma microssonda (MEV-EDX) e classificadas em grupos representativos (clusters), de acordo com sua composição química. Os resultados indicam forte presença de partículas inaláveis oriundas de fontes antropogênicas, mostrando que a presença das atividades de entorno tem proporcionado uma má qualidade do ar nas escolas.
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