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dc.contributor.authorMaziero, Stela Maris Brittopt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-15T23:29:42Z
dc.date.available2020-06-15T23:29:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35921
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/04/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura, escola e ensinopt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho analisa-se as Diretrizes para o Uso das Tecnologias Educacionais do Estado do Paraná publicada em 2010 para entender uma realidade ímpar no que se refere às proposições de formação continuada para utilização das tecnologias na escola resultante de ações políticas do Governo do Paraná. De que forma os conceitos de tecnologia e os processos de mediação presentes nas Diretrizes para o uso das Tecnologias Educacionais, influenciam na formação docente para o uso de tecnologias nas escolas públicas do estado do Paraná? Utilizou-se para tanto a pesquisa qualitativa e a análise documental como encaminhamento investigativo Para proceder a análise documental foram identificadas as unidades de estudo: Conceitos de tecnologia, que foi estudado à luz das contribuições de Sancho (1998),Brito (2006),Brito e Negri Filho (2009), Lévy (1999) e Macluhan (2005); Formação docente para o Uso de Tecnologias, na qual objetivou-se analisar a nova política de formação docente para o uso pedagógico das tecnologias ancoradas no pensamento de Barreto et AL (2006), Brito e Purificação (2006), Kenski (1998), Moran (2007) e Valente (1999) e; Processos de Mediação na qual considerou-se o tema relativo ao uso de tecnologias como discussão vital para a definição de um conceito que subsidia o trabalho do professor, do professor tutor e do assessor de tecnologia, presentes nas diretrizes baseadas nas contribuições de Moran, Masetto e Behrens (2007), com os estudos de Martín-Barbero (2002) ao tratar de mediação cultural voltada para a mediação pedagógica e Feuerstein (1998), que desenvolveu em suas pesquisas a Teoria da Aprendizagem Mediada voltada para a mediação de adultos. A presente pesquisa foi dividida em três etapas: Na primeira, realizou-se um estudo exploratório que originou o referencial teórico para a análise de conteúdo do documento intitulado: Diretrizes para o uso de tecnologias educacionais (2010). A segunda fase constituída da elaboração de instrumentos de coleta de dados: a) quadro de autores; b) quadro de termos chave, e; c) quadro do banco de dados dos artigos resultantes do PDE. Na terceira fase da pesquisa procedeu-se a análise dos dados com enfoque nas unidades de estudo, as quais já eram pré-existentes nas Diretrizes e serviram como categorias de análise, por essa razão optou-se por denominá-las na pesquisa de unidades de análise. A presente pesquisa evidenciou a presença de conceitos de tecnologia física, organizadora e de tecnologia simbólica que devido a sua ênfase como eixo orientador do uso, vem influenciar ou direcionar a instituição de uma política pública de formação continuada voltada para mediação do professor, para além do uso instrumental da tecnologia. Ainda no que diz respeito à mediação, a pesquisa apontou que o documento mostrou-se inovador no que se refere a abordagem dos processos de mediação que foram subdivididos em três categorias assim definidas: professor, professor tutor e do assessor de tecnologias sendo possível constatar que trata-se de uma mediação tecnológica com efeitos de inclusão dos participantes no processo de uma aprendizagem mútua.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper examines whether the Guidelines for the Use of Educational Technology of the State of Paraná in 2010 published an odd fact to understand with regard to the propositions of continuing education for use of technology in school resulting policy actions of the State Government. How technology concepts and processes of mediation present in the Guidelines for the use of Educational Technologies, influence on teacher training for the use of technology in public schools in the state of Parana? Was used for both the qualitative research and documentary analysis as routing investigative to make the documentary analysis units were identified: Concepts of technology, which has been studied in the light of the contributions of Sancho (1998), Brito (2006), Brito and Negri Filho (2009), Levy (1999) and McLuhan (2005); Teacher Training on the Use of Technologies, which aimed to analyze the new politics of teacher training for the pedagogical use of technologies anchored at the thought of Barreto et AL (2006) Purification and Brito (2006), Kenski (1998), Moran (2007) and Valente (1999) and; Mediation Process in which we considered the issue related to the use of technology as a vital discussion to define a concept that subsidizes the work of the teacher, tutor and assessor's technology, based on the present guidelines in contribuições de Moran, Masetto and Behrens (2007), with studies of Martín-Barbero (2002) when dealing with focused on cultural mediation and pedagogical mediation Feuerstein (1998), who developed his research in the theory of Mediated Learning geared for the mediation of adults. This research was divided into three stages: In the first, there was an exploratory study that led to the theoretical framework for analyzing content of the document entitled Guidelines for the use of educational technology (2010). The second phase consists of developing tools for data collection: a) history of authors; b) Table of key terms, and; c) Framework database of articles resulting from the PDE. In the third phase of the research conducted to analyze the data with a focus on units of study, which were pre-existing Guidelines and served as analytical categories, for this reason we chose to refer to them in research units analysis. The present study revealed the presence of physics concepts technology, organizing and symbolic technology due to its emphasis as a guiding shaft use, comes influence or direct the establishment of a public policy of continuing education toward teacher mediation, beyond instrumental use of technology. Even with regard to mediation, the survey indicated that the document proved to be innovative as regards the approach of mediation processes that were subdivided in three classes defined below: teacher, tutor and assessor's technologies was possible to confirm that it is a technological mediation of inclusion of participants in a mutual learning process.pt_BR
dc.format.extent143 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolítica e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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