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dc.contributor.authorSilva, Gabriel Eloy dapt_BR
dc.contributor.otherToaldo, Ana Maria Machadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-27T17:04:17Z
dc.date.available2014-08-27T17:04:17Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35920
dc.description.abstractResumo: A carência de estudos para o relacionamento entre áreas funcionais de uma organização, em especial a área de marketing e outras funções, é uma realidade em âmbito nacional. A presente pesquisa, de foco exploratório, trata de um estudo segmentado em duas fases qualitativas, que tem por objetivo analisar a influência da relação entre as áreas de marketing e recursos humanos na implementação de estratégias do composto de marketing. As unidades de análise desta avaliação foram quatro organizações de diferentes setores de atuação, sendo duas organizações prestadoras de serviços e duas organizações fabricantes de bens. Para responder a problemática da pesquisa, foi utilizado o modelo de Chimhanzi e Morgan (2005), que aborda três interfaces - a dimensão baseada em processos, os resultados psicossociais e os resultados comportamentais, que identificam a efetividade na implementação de estratégias de marketing. A estratégia abordada em todas as quatro organizações da pesquisa foi a dos 4P’s – composto de marketing. Os dados coletados foram obtidos por meio de três etapas, todas realizadas apenas com as áreas de Marketing e Recursos Humanos. Na primeira delas foi concretizada uma pesquisa documental (relatórios, cartas, pareceres, atas, manuais e outros documentos – físicos e digitais), a fim de verificar os processos e rotinas. A segunda etapa foi composta de entrevistas em profundidade com os gestores e pessoas chave dos departamentos citados, seguida pela terceira etapa, com a aplicação de um questionário (oriundo do modelo utilizado na pesquisa) a todos os membros das respectivas áreas. As conclusões evidenciam que a relação entre as áreas de marketing e recursos humanos influenciam nos resultados de efetividade quanto à implementação de estratégias do composto de marketing. Assim, prevê conhecimentos para gerentes e profissionais do meio quanto aos componentes e etapas do processo de avaliação do relacionamento para a tomada de decisões. Porém, não foram evidenciada diferenças na interação das áreas de marketing e recursos humanos entre empresas prestadoras de serviços e fabricantes de bens.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleO relacionamento entre markketing e recursos humanos na implementação de estratégias de marketingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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