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dc.contributor.authorTeixeira, Luciana da Silvapt_BR
dc.contributor.otherHorn, Geraldo Balduíno, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T18:12:44Z
dc.date.available2022-08-10T18:12:44Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35916
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Hornpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A intenção presente no decorrer desta tese visa discutir a questão dos métodos e metodologias para o ensino de Filosofia na modalidade Ensino Médio a partir da própria Filosofia, tendo presente o alicerce teórico dos filósofos e a empiria das 129 Propostas Pedagógicas Curriculares do NREAMSUL (Estado do Paraná) para descrever e confrontar as cinco categorias de análise: concepção pedagógica, concepção filosófica, objeto de estudo, metodologia de ensino, método de ensino. O estudo concentra o referencial teórico especificamente nas reflexões sobre o exercício da autonomia para a emancipação do homem à luz do pensamento de Rousseau, sobre a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar segundo Kant, no trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com Hegel, sobre a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico com Adorno. Entende-se como importante pensar o ensino de Filosofia desde uma perspectiva da própria Filosofia, o que significa que pensar filosoficamente o ensino de Filosofia é pensar com ela o problema do seu ensino. Como conclusão, está expressa a ideia de que a disciplina de Filosofia não pode ser tratada como um saber documental informativo sob a pena de cair na letargia. Mas há que se ter – a partir do método de ensino adotado – um dinamismo que acarrete na crítica, na problematização, na argumentação que faz o aluno apresentar, extrair sentidos, relações e, assim, equacionar ao filosofar reflexivo, pertinente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This intention throughout this thesis aims to discuss the question of methods and methodologies for teaching philosophy in high school mode from the philosophy itself, and present the theoretical foundation of the philosophers and the empiricism of 129 Proposals Pedagogic Curriculum of NREAMSUL (State of Parana ) to describe and contrast the five categories of analysis: instructional design, philosophical concept, object of study, teaching methodology, teaching method. The study focuses specifically on the theoretical reflections on the exercise of autonomy for the emancipation of man in the light of Rousseau's thought on the task of teaching philosophy and philosophy according to Kant, in working with the philosophical content according to Hegel, on the timeliness and method of philosophy as a philosophical problem with Adorno. It is understood as important to think about the teaching of philosophy from the perspective of philosophy itself, which means to think philosophically teaching philosophy is to think with it the problem of their teaching. In conclusion, it expresses the idea that the discipline of philosophy can not be treated as knowledge informative documentary on pain of falling into lethargy. But we must have - from the teaching method adopted - a dynamism that results in the critical problematization in arguing that the student is present, extract meanings, relationships, and thus equate to philosophize reflective, relevant.pt_BR
dc.format.extent227f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePor uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR


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