Show simple item record

dc.contributor.authorTeixeira, Luciana da Silvapt_BR
dc.contributor.otherHorn, Geraldo Balduino, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçaopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-27T13:48:14Z
dc.date.available2014-08-27T13:48:14Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35916
dc.description.abstractResumo: A intenção presente no decorrer desta tese visa discutir a questão dos métodos e metodologias para o ensino de Filosofia na modalidade Ensino Médio a partir da própria Filosofia, tendo presente o alicerce teórico dos filósofos e a empiria das 129 Propostas Pedagógicas Curriculares do NREAMSUL (Estado do Paraná) para descrever e confrontar as cinco categorias de análise: concepção pedagógica, concepção filosófica, objeto de estudo, metodologia de ensino, método de ensino. O estudo concentra o referencial teórico especificamente nas reflexões sobre o exercício da autonomia para a emancipação do homem à luz do pensamento de Rousseau, sobre a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar segundo Kant, no trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com Hegel, sobre a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico com Adorno. Entende-se como importante pensar o ensino de Filosofia desde uma perspectiva da própria Filosofia, o que significa que pensar filosoficamente o ensino de Filosofia é pensar com ela o problema do seu ensino. Como conclusão, está expressa a ideia de que a disciplina de Filosofia não pode ser tratada como um saber documental informativo sob a pena de cair na letargia. Mas há que se ter – a partir do método de ensino adotado – um dinamismo que acarrete na crítica, na problematização, na argumentação que faz o aluno apresentar, extrair sentidos, relações e, assim, equacionar ao filosofar reflexivo, pertinente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectFilosofia - Ensino médiopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titlePor uma educação filosóficapt_BR
dc.typeTesept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record