Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Michele Marcos dept_BR
dc.contributor.otherZattar, Izabel Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-27T17:47:01Z
dc.date.available2014-08-27T17:47:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35910
dc.description.abstractResumo: Produtos inovadores surgem diariamente em diversos segmentos de mercado e com a chegada da tecnologia em sala de aula, novos produtos educacionais são inseridos neste contexto com o objetivo de facilitar e melhorar o processo de ensino aprendizagem, um dos produtos que também está contido nesta revolução educacional digital é livro digital. Com crescimento em destaque, os livros digitais tem impulsionado a revisão dos modelos de produção e distribuição e, para os livros didáticos digitais, o cenário se replica. Exigências de consumidores adeptos à tecnologia, demanda por mobilidade de conteúdo através de dispositivos móveis e também governamentais através do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático promovem novos desafios ao mercado editorial, seja no domínio da tecnologia, na modificação de seus processos ou mesmo na capacitação de profissionais para atuarem com este novo produto: o livro didático digital. Para se permanecerem competitivas frente a este novo paradigma, as editoras têm revisado seus modelos em busca de soluções mais assertivas em desenvolvimento de produto digitais. A partir deste contexto, a presente pesquisa visa propor uma metodologia de desenvolvimento de livros digitais, e para tanto, apoia-se na premissa que os modelos de desenvolvimento de produto tradicional não possuem total aderência ao desenvolvimento de livro digital, uma vez que este não possui produção e estoques físicos, indicando oportunidade para uma metodologia inovadora. Na condução do trabalho foram realizadas as seguintes etapas de desenvolvimento: pesquisa documental de modelos de desenvolvimento de produto tradicionais, inovadores, de produtos digitais, educacionais e de software, e pesquisa de campo realizada através de entrevistas com especialistas em desenvolvimento e aplicação de tecnologias na educação em Portugal. A metodologia de desenvolvimento de livros digitais foi proposta considerando suas especificidades, trazendo diferenciais em relação aos modelos de desenvolvimento de produto tradicionais. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para o mercado editorial a partir de sua aplicação apoiando o desenvolvimento de livros didáticos digitais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleProposta de metodologia para desenvolvimento de produto inovadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record