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dc.contributor.authorFilipak, Renatapt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Rosane Cardoso dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:53:46Z
dc.date.available2018-04-18T19:53:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35872
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 18/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Educação e cognição musicalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem por objetivo investigar a implementação da Lei 11.769/08 em escolas da rede estadual de ensino do município de Palmeira, refletindo sobre ações pedagógicas e estratégias de gestão para esse fim, com o intuito de discutir sobre a importância, relevância, consolidação e efetivação da implementação da nova lei. Para que o mesmo pudesse ser atingido utilizou-se o método de pesquisa survey que se caracteriza por um levantamento de dados a partir de uma amostra. Por meio de questionários semiestruturados, ministrados para todos os professores de arte e para representantes das equipes pedagógicas de todas as escolas do referido município, obteve-se um panorama geral da situação atual quanto à implementação da Lei 11.769/08. Como principais resultados destaca-se a valorização da disciplina de arte após essa medida e também a continuidade do modelo polivalente, resquício da Lei de Diretrizes e Bases de 1971 e a ainda pouca formação continuada para os professores que já ministram essa disciplina. Palavras-chaves: Lei 11.769/08; Educação Musical, Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to investigate the implementation of Law 11.769/08 in schools of Palmeira-PR, reflecting on pedagogical actions and management strategies for this purpose, in order to discuss the importance, relevance, consolidation and effective implementation of the new law. For the purpose could be achieved if the method used in research survey, characterized by a data collection from a sample. Through questionnaires administered to all art teachers and representatives of pedagogical teams of all schools of that city, gave an overview of the current situation regarding the implementation of Law 11.769/08. The main results highlight the value of the discipline of art after such removal and also the continuity the polyvalent model, remnant of the LDB of 1971 and still little continued formation for teachers already teaching art. Keywords: Law 11.769/08, Music Education, Basic Education.pt_BR
dc.format.extent119f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectMusica - Instrução e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Politicas publicaspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e ensino - Palmeira (PR)pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titlePolítica pública em educação musical : uma survey sobre os rumos da implementação da lei 11.769/08 no município de Palmeira-Prpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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