Rompendo com o silêncio : uma análise enunciativo-discursiva da oralidade nas classes do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba
Date
2014Author
Silva, Adriane Alves da
Metadata
Show full item recordSubject
TesesEducação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo:No presente estudo investigou-se o tratamento dado à oralidade nas aulas de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental (6ª série ao 8º ano) da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A oralidade, nesta pesquisa, é compreendida sobre dois vieses de análises: a questão dos gêneros orais e da comunicação em sala de aula. Buscou-se identificar as diferentes concepções que os professores apresentam sobre oralidade e assim, relacioná-las com as práticas de gêneros orais que ocorrem nas aulas (os gêneros mais usuais, o desenvolvimento do trabalho, os objetivos alcançados, os problemas enfrentados, as principais lacunas e as possíveis soluções existentes). Pretendeu-se, também, analisar a comunicação em sala de aula por meio dos diálogos e da recepção da fala espontânea dos alunos. A relação entre currículo e oralidade também foi contemplada nesta pesquisa. O corpo de análises foi composto por observações de aulas de Língua Portuguesa na Escola Municipal Papa João XXIII, questionários aplicados aos professores, uma roda de conversas com alunos, atividades envolvendo gêneros orais desenvolvidas com os alunos, entrevista com a coordenadora da área de Língua Portuguesa do município, com uma pedagoga e uma das professoras, além de análises dos PCNs e das Diretrizes Municipais de Língua Portuguesa, visando compreender as concepções de oralidade contidas nestes documentos que norteiam os planejamentos dos docentes. As discussões sobre a linguagem encontram-se centradas na teoria enunciativo-dialógica do Círculo de Bakhtin, para o qual a enunciação é de natureza essencialmente social e, sendo assim, a interação verbal é o seu fundamental meio de concretização e análise. Visando entender a oralidade nesta perspectiva, foram mobilizados os conceitos de alteridade, dialogismo, plurilinguismo, gêneros do discurso e discurso citado. Para as reflexões sobre a questão curricular e as práticas pedagógicas envolvendo a oralidade, recorreu-se a autores da área da educação como Miguel Arroyo, Henry Giroux, Gimeno Sacristán, Paulo Freire, Jean-Claude Forquin e Philippe Perrenoud entre outros. Dentre os principais resultados obtidos, encontram-se a percepção da ausência de um trabalho efetivo com os gêneros orais e a falta da compreensão da importância do papel formativo-subjetivo e inalienável que a oralidade exerce nos sujeitos. Abstract: The present study has investigated the kind of treatment given to the development of oral performance in the Portuguese Language classes in the last fundamental periods, (sixth period up to the eight) in the schools of the municipal net of education in Curitiba. The oral ability in this research is understood under two biases of analyses: the item of oral genders and communication in the classroom. The investigation tried to understand the different conceptions presented by the teachers about the topic and so relate them with the practices of oral genders that happen in the classroom (the most common ones, the development of the work, the objectives reached, the problems faced, the principal gaps and the principal existing solutions). It was the intention also to analyze communication in the classroom through the dialogues and the reception of the spontaneous speech of the students. The relation between curriculum and oral performance has also been considered in this work. The consistence of the analyses was composed by class attendances in Portuguese Language in the municipal school Pope João XXIII, questionnaires applied to teachers, a conversation circle with students, activities including oral performances developed with the students, an interview with the coordinator of Portuguese Language area in the district, with a pedagogue and one of the teachers besides analyses of some documents, such as PCN and the guidelines for the teaching of the Portuguese Language, aiming at understanding the oral conceptions found in such documents that has been guiding the docents planning. The discussions about the theme language are founded in the theory enunciate dialoged of Bakhtin circle for whom the enunciation is of social nature essentially and so the verbal interaction is the fundamental means of concreteness and analyses. Aiming at understanding oral performance in this perspective were mobilized the concepts of alteration, dialogism and plurilingualism, discourse gender and cited discourse. For the curricular themes reflex ions and the pedagogic practices evolving oral activities it has been consulted some authors of the education area such as Miguel Arroyo, Henry Giroux, Gimeno Sacristán, Paulo Freire, Jean-Claude Forquin and Philippe Perrenoud among others. From among the most important results obtained is the absence of effective work with oral genders and the lack of comprehension of the importance of the role formative, subjective and inalienable that the oral ability has in the individual.
Collections
- Teses & Dissertações [8580]