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dc.contributor.authorCiello, Fernando Josépt_BR
dc.contributor.otherPorto, Liliana, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherPerez Gil, Laura, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-22T17:49:16Z
dc.date.available2020-05-22T17:49:16Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35766
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Liliana de Mendonça Portopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Drª. Laura Pérez Gilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 18/11/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal desta dissertação é oferecer uma leitura antropológica das práticas de tratamento para sujeitos em sofrimento psíquico a partir de pesquisa etnográfica conduzida entre 2011 e 2013 em uma clínica-dia do sul do Brasil. A dissertação toma a reforma psiquiátrica como um corpo de práticas e de discursos que, tendo se originado em um período anterior, orienta políticas públicas de saúde mental e ações de profissionais deste campo. A partir da ideia nativa de que as relações sociais são relevantes para a terapêutica e a para a melhora da saúde dos pacientes, busca-se apontar as conexões e interpretações nativas entre este contexto de reforma e a percepção de relações sociais e identidades como principais objetos e campos de atuação dos terapeutas. Para dar conta destas discussões, a dissertação se referencia em teorias sobre interações sociais e identidade e a produção cotidiana e dinâmica de categorias e representações de relevância para as ações sociais. A análise, situada em distintos momentos do texto, está acompanhada da descrição das atividades de profissionais e pacientes, e evidencia uma constante transformação da identidade de paciente, e uma manipulação de aspectos estigmáticos de suas identidades, o que conduz a processos dinâmicos e multirreferenciados de classificação e de simbolização das categorias médicas e dos próprios indivíduos. Observou-se que o tratamento empreendido traz para o cotidiano dos sujeitos da pesquisa e para as práticas terapêuticas uma busca por resolução de problemas principalmente nos campos do trabalho, da família e da religião; bem como da reiteração da noção de pessoa moderna como indivíduo. Sugere-se, ao final, que haja a necessidade de abordar o fenômeno do tratamento de sujeitos em sofrimento psíquico atual como conjuntamente referenciado pelo discurso abrangente de reforma e de multiplicidade de saberes, bem como pela problemática da determinação interativa e cotidiana de categorias importantes para este campo. Entende-se que a noção de pessoa moderna individualizada seja crucial para entender este campo e que a partir do estudo deste contexto específico esta noção possa ser ampliada e complexificada, sobretudo ao considerar a associação entre as práticas terapêuticas e a noção de desenvolvimento pessoal como critério de saúde mental. Palavras-chave: Clínica-dia; saúde-mental; identidade; saberes; noção de pessoa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this dissertation is to offer, through an ethnographic research realized in an outpatient clinic the South of Brazil, an anthropological view of treatment practices for people suffering from psychic ailments. The thesis understands the movement of Psychiatric Reform as a group of practices and discourses that, although originated in a preceding moment, guides mental health public policies and professionals working in this area. By taking the native idea that social relations are relevant for the therapeutic procedures and for the treatment itself, we try to point out the native connections and interpretations between this reformation context and the perception of social interaction and identity as main goals and action fields for the therapists. In order to understand these discussions, the dissertation is referenced in identity and social interaction theories as well as in the day-by-day dynamic production of representations and categories that are relevant for social action. The analysis itself, which occurs in many moments of the text, is followed by the description of patients and professionals' activities. It reveals a constant transformation of the patient's identity, as well as a manipulation of stigmatic features of their identities, what leads to dynamic and multi referenced processes of classification and symbolization of medical categories and of individuals themselves. It was observed that the treatment realized in the outpatient clinic brings to the individual's everyday life, and to the therapeutic practices, a constant search for resolution of problems in the fields of work, family and religion; as well as the reaffirming of the modern notion of "person". It is suggested, in the end, that the phenomena of treatment for people under psychic suffering has to be analyzed as both referenced in the broader discourse of reform and knowledge complexity, and in the problem of day-by-day, interactive determination of important categories for this field. The individualized person concept is taken here as decisive and through the specific study of this research field we understand that this same concept can be both improved and deepened, especially considering the contemporary connection between therapeutic practices and personal development as criterion for mental health achievement. Key-words: Outpatient clinic; mental health; identity; knowledges; person notion.pt_BR
dc.format.extent162f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectReforma psiquiátricapt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleSaúde mental, loucura e saberes : reforma psiquiátrica, interações e identidades em uma clínica-diapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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