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dc.contributor.authorSantos, Gustavo Luiz Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Regiane Reginapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-11T17:28:52Z
dc.date.available2014-08-11T17:28:52Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35752
dc.description.abstractResumo: Partindo da proposta geral de estudar o contexto do consumo musical contemporâneo e as transformações que este mercado tem enfrentado nos últimos anos, este estudo dedica-se a discutir os temas da participação, da autonomia e do letramento digital como elementos inerentes a tais práticas de consumo e constituintes de desafios e questionamentos levantados acerca da formação sociocultural e da comunicação na cibercultura. A investigação proposta apresenta o contexto econômico, político e social da modernidade, em que o consumo musical se desenvolve. Discute a noção de cultura, cibercultura e letramento digital e inclui neste contexto, como objeto de pesquisa, o financiamento coletivo de produtos musicais pelos sistemas de crowdfunding, através do site brasileiro Catarse. O problema de pesquisa questiona, em uma abordagem epistemológica fenomenológico-hermenêutica, orientada por Paul Ricoeur, o significado da experiência para aqueles que participam de tais projetos como apoiadores e para responder a essa questão tem como objetivos identificar o perfil dos apoiadores e compreender sua motivação. Considerando esses objetivos, realizou-se uma pesquisa em duas fases, inicialmente quantitativa, on-line, para obter acesso aos participantes dispostos a contribuir com a pesquisa, que obteve 57 respostas e uma segunda fase qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas em que foram apreendidos os significados da experiência de apoio de projetos musicais de 7 apoiadores. Os resultados apontaram para a emergência de significados ligados à valorização dos relacionamentos sociais, políticos e econômicos que permeiam o processo de apoio a projetos de crowdfunding. Ligados a este significado, dois outros foram identificados: a valorização das iniciativas de crowdfunding como iniciativas autônomas e independentes e a valorização da experiência musical como fonte de entretenimento e identificação. O estudo conclui ainda que características modernas de consumo cultural e traços de letramento digital colaboram e estruturam a participação e a motivação dos apoiadores dos projetos. Palavras-chave: Comunicação; Crowdfunding; Cibercultura; Letramento Digital; Consumo Musical.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleSignificados da experiência para apoiadores de projetos musicais de Crowdfundingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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