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dc.contributor.advisorAndriguetto Filho, José Milton, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorOlivares Flores, Gonzalo Javier, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherBruel, Betina Ortizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T17:27:00Z
dc.date.available2022-08-26T17:27:00Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35691
dc.descriptionOrientador: José Milton Andriguetto Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Betina Ortiz Bruelpt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A necessidade de efetuar esforços destinados à proteção, conservação e uso sustentável da diversidade biológica passou a ser definida como uma prioridade global, principalmente pela constatação da existência da "sociedade de risco", na qual os indivíduos se confrontam com os danos causados pela sociedade industrial. Essa constatação pode conduzir a uma reflexão sobre os valores e as ações que os sujeitos possuem frente ao meio ambiente. O estudo da percepção ambiental, nesse contexto, pode se tornar uma ferramenta importante da educação ambiental e um subsídio para os órgãos responsáveis pela elaboração das políticas ambientais, pois, permite compreender como os sujeitos dessa sociedade adquirem conhecimento e são sensibilizados sobre as questões ambientais. Atores fundamentais nesse processo são os professores do Ensino Fundamental, agentes primários na formação de processos cognitivos dos alunos. Porém, parece haver graves deficiências na percepção que os próprios professores possuem sobre meio ambiente e conservação. O presente trabalho objetivou avaliar a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental da rede pública de Campo Largo, Paraná. Espera-se que os resultados contribuam para o planejamento e execução de cursos de formação de professores em conservação da natureza no marco do projeto Condomínio da Biodiversidade, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.subjectSistemas de escolas municipaispt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleAnálise da percepção do professor sobre conservação da natureza no ensino fundamental das escolas municipais de Campo Largo - PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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