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dc.contributor.authorPicoli, Florindo Rhaonipt_BR
dc.contributor.otherTakahashi, Adriana Roseli Wunschpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-24T17:53:58Z
dc.date.available2014-07-24T17:53:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35645
dc.description.abstractResumo: A capacidade de absorção é uma temática que começou a ser discutida no campo organizacional no início da década de noventa. Ao longo do tempo ela foi estudada em conjunto com diferentes frentes de investigação, destacando-se, dentre elas, a aprendizagem organizacional. Embora a capacidade de absorção e a aprendizagem organizacional tenham sido tratadas juntamente em muitas pesquisas, ainda existem discussões sobre a relação existente entre os dois temas, sobressaindo-se as considerações, adotadas neste trabalho, de que esse relacionamento ocorre de maneira recursiva. Além disso, a literatura pontua que a absorção de conhecimento pelas organizações depende da mediação de mecanismos de integração social. Pesquisas realizadas em bases de períodos nacionais e internacionais revelam que a conjunção desses fatores tem sido pouco explorada nas pesquisas, principalmente levando-se em conta a averiguação empírica em organizações do setor educacional público, as quais foram selecionadas como objeto de estudo para este trabalho por terem se constituído como alvo de um programa governamental, intitulado Paraná Digital, que gerou a necessidade de absorver novos conhecimentos e desenvolver a aprendizagem organizacional. Tal conjuntura levou ao objetivo de investigar de que maneira tem ocorrido o processo recursivo de capacidade de absorção e aprendizagem organizacional, por meio de mecanismos de integração social, na utilização do Programa Paraná Digital em duas instituições de ensino público de Curitiba - PR, no período de 2007 a 2013. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se em uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio da estratégia de estudo de caso comparativo, valendo-se de uma perspectiva temporal calcada em um corte transversal com aproximação longitudinal. Os casos foram selecionados por se constituírem como organizações com características semelhantes, mas que se encontram em extremidades de uma mesma situação, ou seja, possuem dissonantes números de horas de utilização do Programa Paraná Digital. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, pesquisa documental e observação não participante. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para descrever, analisar e interpretar os dados obtidos. Os resultados evidenciaram que os processos de capacidade de absorção e de aprendizagem organizacional tomaram distintos caminhos em cada uma das organizações estudadas, embora tenham se iniciado de maneira parecida. Isso ocorreu devido às diferenças de utilização dos mecanismos de integração social que foram melhor explorados em uma organização do que na outra. Constatou-se, dessa maneira, que a completude do processo de capacidade de absorção leva a plena aprendizagem organizacional, e que as falhas em um processo automaticamente impactam o outro, demonstrando a recursividade existente entre eles. Contribuiu-se, assim, para a discussão teórica pautada na busca de consenso acerca dessa relação entre os conceitos, além de gerar contribuições, de maneira prática, para as organizações que podem, a partir dos resultados, identificar os elementos que auxiliam ou atrapalham o alcance de melhorias proporcionadas pela recursividade entre a capacidade de absorção e aprendizagem organizacional por meio dos mecanismos de integração social.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleA recursividade entre capacidade de absorção e aprendizagem organizacional por meio de mecanismos de integração socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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