dc.contributor.advisor | Chueiri, Vera Karam de, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | pt_BR |
dc.creator | Ávila, Letícia Brambilla de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T16:55:59Z | |
dc.date.available | 2022-11-04T16:55:59Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/35621 | |
dc.description | Orientador: Vera Karam de Chueiri | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação em direitos humanos pretende criar cultura de respeito aos direitos humanos. Tem-se discutido a esse respeito internacional, regional e nacionalmente desde 1945 com a declaração universal de direitos humanos e com o surgimento de diversas outras fontes que vieram a defini-la e reafirmá-la. Desse contexto, muitos são as alternativas de sua aplicabilidade, sendo necessário realçar suas finalidades e seus propósitos. O Brasil iniciou a criação de plano nacional na década de 90 com redemocratização do país. Em 2003, foi lançada sua primeira versão e, em 2006, a sua versão revisada com propostas de colaboradores internos e externos quanto ao estado. No entanto, apesar do debate não ser recente, a educação em direitos humanos ainda não é prática difundida no cotidiano brasileiro nos espaços que a ela foram propostas, como educação formal. Dessa forma, essa monografia tem por objetivo demonstrar os fundamentos da educação em direitos humanos e a sua necessidade como forma de contribuir para formação da cidadania e da igualdade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.title | Por que educar em direitos humanos? | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |