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dc.contributor.advisorOliveira, Dennison de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorCarrijo, Daniel Dória Possollopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:29:31Z
dc.date.available2022-04-11T19:29:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35539
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Dennison de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 25/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa compreender as dimensões que envolvem a análise fílmica da história pensando as formas pelas quais o conhecimento histórico pode ser expresso e construído através de mídias audiovisuais, com foco aqui no cinema. Para tal serão submetidas à análise os filmes "O brother, where art thou?" (2000) e "Honeydripper" (2007), observando assim as formas pelas quais a história do blues é representada cinematograficamente dando atenção especial para a relação entre as ideias de memória e autenticidade enquanto elementos centrais da pesquisa em questão. Em última instância busca-se analisar aqui elementos essenciais para a compreensão da própria ideia de blues enquanto gênero musical no contexto do tempo presente bem como as formas pelas quais o estudo de fontes audiovisuais pode e efetivamente contribui para a construção de conhecimento histórico, tomando como foco aqui a concepção de filmes enquanto lugares de memória, atentando para a forma que o presente reproduz o passado percebido e reconhecido.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work intends to comprehend the involving dimensions of the history filmic analyses thinking about the ways that the historical knowledge can be expressed and build through audiovisual medias, focusing here on cinema. For such reason will be submitted to analyses the movies "O brother, where art thou?" (2000) and "Honeydripper" (2007), observing so the ways which blues history is represented cinematographically, giving special attention to the relation between the idea of memory and authenticity as central elements of the present research. Intends at last to analyze here the essential elements to the comprehension of the idea of blues as a musical genre as such in the context of the present time as for the ways which the audiovisual sources studies can effectively contribute to the historical knowledge construction, focusing here at the conception of films as places of memory, observing the how the present reproduces the noticed and recognized past.pt_BR
dc.format.extent78f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCinema - História - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectBlues (Música) - Históriapt_BR
dc.subjectMemória na artept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleCinema & blues : representações audiovisuais do gênero no século XXIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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