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dc.contributor.authorMartins, Camilla Mirandapt_BR
dc.contributor.otherGarraffoni, Renata Senna, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-15T18:37:58Z
dc.date.available2014-07-15T18:37:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35529
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação é fruto da interdisciplinaridade entre a história, a arqueologia e os estudos visuais, que desenvolvemos a partir da necessidade multidisciplinar para se estudar as figurações da cerâmica panatenaica. Tratam-se de cenas as quais nos mostram de um lado da ânfora uma imagem esportiva e do outro uma mitológica com a deusa Atena Promachos. Ao estudar essas figurações, nossa pesquisa tem por intuito realizar uma história com imagens. Analisamos treze vasos gregos datados do período entre 566 e 320 a.C., advindos das competições atenienses, do Festival das Panateneias. O nosso objetivo principal é de interpretar seus esquemas figurativos de forma conjunta. Como objetivos específicos, pretendemos pensar: 1) a respeito da importância do diálogo entre essas três disciplinas; e 2) como a ânfora panatenaica pode ser um objeto de memória. Para tanto, nossa abordagem compreende as figurações dessa cerâmica como parte do imaginário social grego e entende esses objetos por meio do conceito de cultura visual.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectArqueologia e historiapt_BR
dc.subjectHistoria antigapt_BR
dc.subjectVasos gregospt_BR
dc.subjectCeramica gregapt_BR
dc.subjectIdolos e imagenspt_BR
dc.titleA iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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