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dc.contributor.advisorCervi, Emerson Urizzi, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorFontoura, Rui Belizário Silva dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:08:46Z
dc.date.available2022-04-11T19:08:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35201
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 28/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração :Comunicaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema dessa dissertação é a campanha permanente, considerada como um espaço de confluência entre a comunicação governamental e a comunicação eleitoral. É apresentada uma análise dos comerciais institucionais (spots) da Prefeitura de Curitiba-PR, veiculados entre 2010 e 2012, e dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) do prefeito que concorreu à reeleição em 2012, Luciano Ducci, que não obteve a continuidade do mandato. Apesar de serem distintas em vários aspectos, os limites entre a comunicação governamental e eleitoral ficam cada vez mais difusos, o que gera questões sobre a forma como é feito o debate cívico e sobre a adequação da política à lógica da mídia. Considerando que o discurso eleitoral tem funções e uma linguagem próprias, surge a pergunta de como o candidato à reeleição usa referências ao conteúdo da comunicação governamental na sua campanha eleitoral. Isso exige uma abordagem exploratória, analisando o conteúdo das mensagens para descrever, quantitativa e principalmente qualitativamente: os temas tratados nos spots e no HGPE, e as funções e formatos que o horário eleitoral adota sobre os temas comuns. Como resultado, verificou-se que nesse caso há uma continuidade temática entre a publicidade da prefeitura e a propaganda do candidato, caracterizando a campanha permanente no uso de conteúdos da comunicação governamental formatados como discurso eleitoral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this dissertation is the permanent campaign, considered as a convergence between the government and the electoral communication. Is presented an analysis of the institutional advertising of the City of Curitiba-PR, aired between 2010 and 2012, and the Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (Free Electoral Advertisement Time) from the mayor Luciano Ducci, who ran for reelection in 2012, and did not obtain the continuity of office. Although they are distinct in many aspects, the boundaries between governmental and electoral communication become increasingly pervasive, generating questions about the civic debate and on the adequacy of politics to the media logic. Considering that the electoral discourse has its own functions and language, there is the question of how incumbent uses references to the content of the government in its campaign communication. This requires an exploratory approach, analyzing the content of the messages to describe, quantitatively and especially qualitatively: the topics covered in both communications, and the functions and formats that electoral advertising takes on common themes. As a result, it was found that in this case there is a thematic continuity between governmental and electoral communication, featuring permanent campaign on the use of contents of governmental communication formatted as electoral discourse.pt_BR
dc.format.extent120f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectComunicação na políticapt_BR
dc.subjectCampanhas eleitorais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEleiçoes - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA Campanha permanente interrompida : referências à comunicação governamental na comunicação eleitoral do candidato à reeleição para prefeito de Curitiba em 2012.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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