Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHeck, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T15:04:55Z
dc.date.available2020-05-29T15:04:55Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35127
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba,24/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e Sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: A configuração da sociedade atual traz à educação o desafio de traçar rumos produtivos na parceria entre a escola e o meio cultural que cerca os indivíduos. Assim, torna-se necessário pensar o espaço que a mídia ocupa não só no cotidiano dos sujeitos, mas também nos processos de aprendizagem, seja no contexto de educação formal, informal ou não formal. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa visa investigar as possibilidades e limites dos produtos/processos oriundos da mídia televisual ao relacioná-los com a educomunicação. Elencou-se como objeto empírico deste estudo a minissérie Capitu (2008), a produção é parte das criações do Projeto Quadrante da Rede Globo de Televisão. Idealizado e criado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho, o projeto tem o propósito de levar à televisão obras literárias de renomados autores brasileiros de diferentes regiões do país e assim propor uma reflexão sobre a cultura brasileira. As produções do Quadrante destoam das demais produções televisuais no país, são minisséries que possuem um formato moderno e não realista. Estas características fornecem subsídios para considerar a possibilidade de que algo entendido apenas como obra de uma Indústria Cultural possa ter sua reapropriação educativa e social através da construção da sua narrativa televisual. Por isso, pretende-se apresentar elementos para a crítica cultural e educativa da minissérie Capitu com base no conjunto de elementos (visuais e sonoros) utilizados na sua produção. Isto posto, coloca-se a questão central deste estudo como: De que maneira a narrativa televisual adotada na minissérie Capitu pode caracterizá-la como um produto/processo Educomunicativo? Esta pesquisa propõe uma discussão sobre Educação e Mídia em uma trajetória que contempla temas como Indústria Cultural (Adorno e Horkheimer), Estudos Culturais e Mediações Culturais (Martín-Barbero, Canclini e Rey), Hegemonia (Gramsci), Educação (Freire e Gohn), Televisão (Jacquinot, Machado e Ortiz) e Educomunicação (Soares e Citelli). A partir da associação da Análise do Conteúdo (Bardin) e da Pedagogia da Imagem (Jacquinot), propõe-se a análise da construção da narrativa televisual utilizada na minissérie contemplando a história da televisão brasileira, do gênero teledramaturgia e das características do produto minissérie, com ênfase no objeto elencado, sua obra tema e seus criadores. Nesta pesquisa são descritas as características necessárias a produto/processo da mídia televisual comercial brasileira para que ele possa ser considerado educomunicativo, apresentados os elementos da minissérie Capitu que a aproximam desta definição e expostas as maneiras possíveis de a pedagogia emergir em um audiovisual através da construção da narrativa. A partir deste estudo é possível constatar que a televisão é um meio de educação não formal do qual alguns produtos/processos podem contribuir na sensibilização dos sentidos e gostos do público e desenvolver o espírito crítico, mas nem todos os seus produtos contém as características mínimas para serem considerados educomunicativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current social context brings to Education the challenges of tracing productive paths between the school and the cultural environment that surrounds the individuals. Thus, it becomes necessary to think about the space the media occupies not only in everyday life, but also in the processes of learning, whether in the formal, informal or non-formal education. Based on that, this research aims to investigate the possibilities and limitations of television products/processes to relate them with the Educommunication field. The empirical object of this research is the Capitu miniseries (2008), a Projeto Quadrante production, from Globo television. Created by director Luiz Fernando Carvalho, the project proposes to bring literary works from renowned Brazilian authors from different parts of the country to television and to reflect about the Brazilian culture. The Quadrante productions diverge from other television productions in the country, consisting themselves in modern and non-realistic miniseries. These features lead to considerations concerning the possibility that something conceived only as the work of a Cultural Industry may have their educational and social reappropriation through televisual narrative construction. Therefore, this research intends to provide evidences for a cultural and educational critical analysis of the Capitu miniseries based on a set of elements (sound and visual) used in the production. Therefore, the main question of this study is: In which way can the Capitu miniseries televisual narrative be conceived as an Educommunicative product/process? This research proposes a discussion about Education and media on a trajectory that includes topics such as Cultural Industry (Adorno and Horkheimer) , Cultural Studies and Cultural Mediations (Martín-Barbero, Canclini and Rey), Hegemony (Gramsci), Education (Freire and Gohn) , TV (Jacquinot, Machado and Ortiz) and Educomunication (Soares and Citelli). By associating the Content Analysis (Bardin) with the Image Pedagogy (Jacquinot), it proposes a televisual narrative construction analysis in the miniseries having the Brazilian television, the soap opera and the miniseries genre history as a background, with a focus on the object, the original book from which the miniseries is derived and the miniseries producers. This research describes the required technical elements of an educommunicative television production and recognizes on the Capitu miniseries these elements, disclosing the possible ways on which the pedagogy can emerge from an audiovisual production through a narrative construction. It may be implied from this study that television is a non-formal education medium from which some products/processes can contribute in terms of enhancing the senses and perceptions of the audiences and developing critical thoughts, although not all its products feature the minimum requirements to be considered educommunicative.pt_BR
dc.format.extent253f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Comunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectTelevisão na educaçãopt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleUma ideia e um escrúpulo : a apropriação de Capitu como experiência educomunicativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples