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dc.contributor.otherMiranda, Leonardo Fagundes Rosemback, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Djalma Rocha Al-Chueyr Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorLobo, Adriana Verchai de Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T12:11:19Z
dc.date.available2023-05-25T12:11:19Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35069
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Leonardo F. R. Mirandapt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Djalma Rocha Al-Chueyr Martins Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 29/05/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Materiaispt_BR
dc.description.abstractResumo: O futuro da pavimentação inevitavelmente envolverá o uso de materiais reciclados. Esta tendência de sustentabilidade é devido ao impacto ambiental positivo que agregados reciclados têm quando utilizados em pavimentação devido à grande demanda de agregados para este tipo de construção. Os agregados reciclados podem ser utilizados em misturas asfálticas como revestimento ou em bases e subbases. O objetivo desta pesquisa é avaliar o uso do agregado reciclado de concreto miúdo (ARCm) em CBUQ em substituição ao pó de pedra. Para isto, foram obtidas duas amostras de ARCm a partir da moagem de corpos de prova de concreto obtidos em concreteira, com duas diferentes classes de resistência 20 MPa e 40 MPa. Além disso, foram utilizados brita e pó de pedra proveniente da britagem de rocha calcária. Todos estes materiais foram caracterizados quanto às propriedades físicas e mecânicas. Então as frações miúdas de pó de pedra e ARCm foram misturadas nas seguinte proporções de ARCm: 0% (referência), 50% para as duas classes do concreto origem (20 e 40MPa) e 100% para as duas classes do concreto origem (20 e 40MPa), sendo que a fração graúda foi sempre composta de brita de origem calcária. As cinco composições de agregado miúdo foram misturadas com pedrisco e brita, mantendo-se constante a curva granulométrica conforme definido pelo DNIT e enquadradas na faixa C. Para a moldagem de corpos de prova de concreto asfáltico conforme a metodologia Marshall, foi utilizado o ligante CAP 50/70, o qual caracterizado conforme requisitos exigidos por normas brasileiras. A caracterização mecânica das misturas foi realizada através dos ensaios de resistência à tração estática por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), determinação do dano por umidade induzida (RRT) e deformação permanente. Os ARCm, apesar de possuírem elevada absorção e elevado teor de finos < 0,075 mm, apresentaram características satisfatórias que se enquadraram nas especificações do DNIT para emprego em concretos asfálticos. Os resultados volumétricos obtidos ficaram dentro dos limites mínimos estabelecidos pelas normas do DNIT, foram satisfatórios também os resultados quanto à deformação permanente, módulo de resiliência, resistência à tração e dano por umidade induzida, indicando uma possível viabilidade técnica para execução de concretos asfálticos em vias de baixo e médio tráfego com o aproveitamento destes resíduos, de maneira a contribuir para a minimização dos problemas relacionados à disposição final.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The future of paving will inevitably involves the use of recycled materials. This tendency to sustainability is due to the positive environmental impact that recycled aggregates have when used in paving, due to the great demand of those in this type of construction. The recycled aggregates can be used in asphalt mixes as coatings or in bases and sub bases. The objective of this research is to evaluate the use of recycled fine concrete aggregate (RFCA) in HTMA, replacing rock dust. For this, two samples of RFAC were obtained from the grinding of concrete specimens bodies obtained in a concrete plant with two different categories of resistance 20 MPa and 40 MPa. Furthermore, gravel and rock dust from the crushing of limestone were used. All these materials were characterized by its physical and mechanical properties. Then the fine dust fractions of stone dust and fine RFCA were mixed in the following proportions of RFCA: 0% (reference), 50% for the two categories of the concrete source (20 and 40MPa) and 100% for the two categories of the concrete source (20 and 40MPa), being the coarse fraction always composed of limestone of calcareous origin.The five compositions of fine aggregate were mixed with gravel and grit, maintaining themselves constant to the granulometric curve as defined by the National Department of Infrastructure of Transport (DNIT) and fixed as band C.For the molding of specimen bodies of asphalt concrete, according to Marshall's methodology, a ligand CAP 50/70 was used, which was characterized according to the requirements demanded by Brazilian standards. The mechanical characterization of the mixtures was performed through endurance tests to the static traction by diametrical compression (DC), modulus of resilience (MR), determination of moisture induced damage and permanent deformation. The RFCA, despite having high absorption and high content of fines <0.075 mm, showed satisfactory characteristics that met the specifications of the National Department of Infrastructure of Transport (DNIT), for the use in asphalt concrete. The volumetric results obtained stayed within the minimum limits established by DNIT regulations and the results regarding permanent deformation, modulus of resilience and determination of moisture induced damage were also satisfactory, which indicates a possible technical viability to execute asphalt concrete in low and medium traffic zones, making the most of these residues, in order to contribute to the minimization of problems related to final disposition.pt_BR
dc.format.extent145p. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectConcreto - Pavimentos de betumept_BR
dc.subjectPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleAvaliação do uso de agregados miúdos reciclados de concreto em concretos betuminosos usinados a quentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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