dc.contributor.author | Calve, Tiago Morales | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Graziela Lucchesi Rosa da, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T15:46:12Z | |
dc.date.available | 2020-05-27T15:46:12Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/35049 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Graziela Lucchesi Rosa da Silva | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,26/11/2006 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo discutir o aparato teórico-conceitual da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere às categorias trabalho, aprendizagem e desenvolvimento a fim de extrair contribuições para o debate e para as práticas educativas concretas da Educação de Jovens e Adultos. Nossa hipótese inicial de trabalho foi a de que as proposições documentais da EJA são insuficientes no que se refere à compreensão e dinâmica destas esferas humanas a partir de um ponto de vista crítico e concreto, sendo a Psicologia Histórico-Cultural uma abordagem sólida para esta empreitada. Com este norte, realizamos a eleição de alguns documentos de relevância que pretendem fundamentar à EJA. Recortamos destes, em categorias de análise, as proposições de trabalho, aprendizagem e desenvolvimento para esta modalidade de ensino. Após a descrição destes elementos propositivos, analisamos o contexto em que são produzidas tendo em vista o momento histórico atual. Num segundo momento, nos voltamos aos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural para compreendermos como esta abordagem da Psicologia interpreta os processos de trabalho e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Por fim e em caráter de síntese, trouxemos para o debate contribuições teórico-conceituais acerca destas categorias a partir de um ponto de vista concreto, critico e propositivo à EJA, ou seja, para além das proposições utilitaristas e ideológicas presentes nos documentos que pretendem orientar suas práticas educativas. Concluímos que a Psicologia Histórico-Cultural, nos marcos do materialismo histórico-dialético, fornece contribuições consistentes aos educadores, profissionais, pesquisadores que precisam de respostas concretas sobre o trabalho, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos precariamente escolarizados da EJA. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present research aims to discuss the theoretical and conceptual apparatus of Cultural-Historical Psychology in terms of labor, learning and development categories, in order to extract practical contributions to the Education of Young and Adults (EYA). Our initial hypothesis was that the current proposition documents about EYA are insufficient in what refers to the comprehension and dynamic of these human relations from a material and critical point of view, being the Cultural-Historical Psychology a solid approach for this task. This way, we elected some relevant documents that intend on founding the EYA. We selected from them, in analysis categories, the labor, learning and development propositions for this manner of teaching. After the description of these proposing elements, we analyze the context in which they were made, considering the present historical moment. Afterwards, we turn to the theoretical methodological assumptions of Cultural-Historical Psychology in order to understand how this approach interprets the processes of working relations and its connection with learning and development. Finally and in character a of synthesis, we discuss the theoretical conceptual contributions about these categories from a material, critical point of view, in what refers to propositions to the EYA, beyond the utilitarian and ideological propositions present on documents that intend on guiding our education practices. We conclude that the Cultural-Historical Psychology, on the framework of historical dialectical materialism, offers consistent contributions for teachers, professionals and researchers who need concrete answers about their job: the learning and developing mechanisms of the poorly schooled EYA students. | pt_BR |
dc.format.extent | 95f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de adultos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.title | Trabalho, aprendizagem e desenvolvimento na educação de jovens e adultos : contribuições da psicologia historico-cultural | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |