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dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorFerraz, Jokasta Pires Vieira, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T18:16:40Z
dc.date.available2020-10-01T18:16:40Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35028
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação tem como objetivo caracterizar do gasto aluno-ano da educação básica brasileira. Os anos escolhidos para pesquisa foram 2005, 2007 e 2009 e os dados apresentados sobre as redes municipais e estaduais são: a) matrículas, b) potencial de gasto aluno-ano e c) gasto aluno-ano. Para as matrículas são usados os dados do Censo escolar que estão disponíveis no site do INEP, os dados financeiros, para os cálculos de potencial de gasto e gasto aluno-ano foram retirados do FINBRA e do SIOPE. Todos os valores presentes da dissertação estão atualizados pelo INPC de Novembro de 2012. Os principais resultados encontrados pela pesquisa, dizem respeito primeiro à inconsistência das informações disponíveis, pois nem todos os estados e munícipios têm seus dados disponibilizados da forma correta, ou se os têm, muitos apresentam erros. Segundo, as redes estaduais apresentam valores de gasto aluno-ano mais altos que as médias das redes municipais. E por ultimo, as redes municipais apresentaram baixíssimas médias e medianas de gasto aluno-ano, alguns dos valores máximos de gasto das redes municipais ficam abaixo no mínimo do Fundef/b. Devido ao numero de erros encontrados nas informações disponíveis podemos concluir que parte dos dados disponibilizados não é confiável, porém isso não descarta a necessidade de trabalhar com eles e procurar entender como o gasto por esta distribuído no país.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to characterize the spent-year student of Brazilian education. The years are surveyed in 2005, 2007 and 2009 and the data presented on the municipal and state are: a) enrollments, b) potential-student spent year c) spent-year student. We use data from the School Census, which are available on the website of INEP, the financial data for the calculations of potential spent and spent-year student were removed from the FINBRA and SIOPE. All present values are updated by the dissertation INPC November 2012. The main findings in the survey concern the inconsistency of information available, because not all states and municipalities have their data available in the correct manner, or if they have, have many errors. Second, the state networks present values of student-years spent higher than the average municipal networks. And last municipal networks showed very low mean and median spent-year student, some of the maximum values of municipal spending are below minimum Fundef / b. Due to the number of errors found in the information available we can conclude that the data available is not reliable, but do not rule out the need to work with them and seek to understand how this spending circulated in the country.pt_BR
dc.format.extent152 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePanorama do gasto-aluno nas redes estaduais e municipais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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