Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Olga Sofia Freitaspt_BR
dc.contributor.otherDottori, Maurício Soares, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-22T16:38:10Z
dc.date.available2018-06-22T16:38:10Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/34996
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Dottoript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 14/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 161-164pt_BR
dc.description.abstractResumo: Il Guarany, ópera escrita por Antônio Carlos Gomes, foi o primeiro drama lírico brasileiro a atingir reconhecimento internacional, e um dos poucos a permanecer no repertório operístico atual. Tanto a ópera quanto a própria imagem do compositor estão atreladas às representações de uma determinada geração de intelectuais românticos brasileiros (1850-60) sobre o que era a arte nacional, a ópera nacional, e qual a sua importância para o progresso da sociedade. Ao seguir a trajetória desta ópera, tomando-a como obra de arte nacional, esta pesquisa se centra em cinco pontos de referência: as representações de civilidade e progresso na burguesia carioca do segundo império, envolvendo a música, a ópera e o próprio Carlos Gomes, que estreou sua carreira de operista na Ópera Nacional; o período de transição do melodrama italiano em meados do século XIX, grandemente influenciado pelo formato da grand opéra francesa, período em que Gomes fez os seus estudos em Milão; a influência da dramaturgia hugoliana na ópera do século XIX, e o contexto do indianismo enquanto primeiro discurso nacionalista romântica, contexto que deu origem ao romance O Guarani, adaptado como libreto da ópera de Gomes; considerações sobre o aspecto formal da ópera Il Guarany; a recepção da ópera em Milão e no Rio de Janeiro. Por fim, a pesquisa considera o papel da ópera nas discussões sobre a nacionalidade na arte e na ópera, no pensamento nacionalista e romântico de 1850-60, notando o anacronismo ideológico da bibliografia tradicional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Il Guarany, opera written by Antônio Carlos Gomes, was the first Brazilian lyric drama to achieve international recognition, and one of the very few to remain in current operatic repertoire. The opera, as well as the image of its author, are bound to the representations of a specific generation of Brazilian Romantic intellectuals (1850s and 60s) of what was national art, national opera, and its importance in society’s progress. By following this opera’s trajectory, viewing it as national art, this research is centered in five focal reference points: the representations of civility and progress of the bourgoisie carioca during the second empire, involving music, opera, and Carlos Gomes himself, who began his career as an operatic composer in the Ópera Nacional; the period of transition in mid-nineteenth-century Italian melodrama, greatly influenced by French grand opéra, a period during which Gomes finished his studies in Milan; the influence of hugolian dramaturgy in nineteenth-century opera, and the context of Indianismo as a first Romantic Nationalistic discourse, a context which originated the novel O Guarani, later adapted as a libretto for Gomes’ opera; considerations on the formal aspects of Il Guarany; the reception of the opera in Milan and Rio de Janeiro. Finally, the research unravels the opera’s role in the discussions on nationality in art and in opera, in Romantic Nationalist thought, noting the ideological anachronism in traditional bibliography.pt_BR
dc.format.extent164f. : il.; grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGomes, Antonio Carlos, 1959-pt_BR
dc.subjectDissertações - Musicapt_BR
dc.subjectOperapt_BR
dc.subjectMusica - Brasilpt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleIl Guarany de Antônio Carlos Gomes : a história de uma ópera nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples