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dc.contributor.authorPinto, Raphael Zdebsky da Silvapt_BR
dc.contributor.otherValentim, Marco Antonio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-03T16:26:09Z
dc.date.available2020-02-03T16:26:09Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34952
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Valentimpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 14/12/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 183-185pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata das noções de clareza e de distinção, assim como da articulação destas duas noções com a noção de certeza na Filosofia cartesiana. No que se refere às noções de clareza e distinção, defendo que se tratam de duas noções distintas ainda que complementares. Na primeira parte desta dissertação, partindo da noção de naturezas simples, procurei mostrar que uma ideia só é distinta quando apresenta uma natureza simples relacionada com um objeto matemático particular ou um corpo particular, e que uma ideia é clara quando apresenta uma natureza simples sem a relacionar com um objeto particular. A noção de certeza entra em jogo, nesta primeira parte, como determinante do tipo de conteúdo a ser tomado como claro, na medida em que ideias cujo conteúdo seja de tipo matemático fornecem o modelo inicial de conhecimento certo. Na segunda parte desta dissertação procuro mostrar, levando em consideração o que foi estabelecido por relação às noções de clareza e distinção, como Descartes prova a regra geral de verdade. Trata-se, então, de mostrar como certeza, clareza e distinção se articulam na argumentação cartesiana das Meditações. Minha hipótese interpretativa é a de que, tendo tomado as ideias matemáticas como modelo de conhecimento certo e verdadeiro nas Regras apenas como um pressuposto, resta ainda prová-lo. E Descartes o faz fornecendo argumentos que se baseiam na realidade das ideias claras e distintas nas Meditações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation deals with the notions of clarity and distinction, as well as the articulation of these two notions with the notion of certainty in the Cartesian Philosophy. As regards the notions of clarity and distinction, I argue that these are two distinct though complementary notions. In the first part of this dissertation, based on the notion of simple natures, I tried to show that an idea is only distinct when it presents a simple nature related with a particular mathematical object or to a particular material entity, and that one idea is clear when it presents a simple nature without relating it to a particular object. The notion of certainty takes place, in the first part, as determining the type of content to be taken as clear, according as ideas whose content is of mathematical type provide the initial model of right knowledge. In the second part of this dissertation I show, taking into consideration what was established in relation to the notions of clarity and distinction, how Descartes proves the general rule of truth. It is, then, to show how certain, clarity and distinction articulate in the Cartesian argumentation of the Meditations. My interpretative hypothesis is that, having taken the mathematical ideas as a model of right and true knowledge in the Rules just as an assumption, remains to prove it. And Descartes does it providing arguments which are based in the reality of clear and distinct ideas in the Meditations.pt_BR
dc.format.extent187f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMetafisicapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleCerteza, clareza e distinção : uma leitura das noções de certeza , clareza e dinstinção à luz das regras e da quarta meditaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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