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dc.contributor.authorArato, Maria Augusta de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T20:57:46Z
dc.date.available2020-05-06T20:57:46Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34934
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/12/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 93-99pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico (Clifford, 1986, Eisner, 1998, Wielewicki, 2002), cujo objetivo central é apresentar uma análise de um trabalho colaborativo entre pesquisadora e professora de inglês. A pesquisadora e a professora conduziram o trabalho colaborativo durante um semestre, que consistiu em lecionar juntas e em encontros para preparar aulas e dialogar sobre as decisões tomadas em conjunto. O contexto desta investigação, onde o trabalho colaborativo ocorreu, foi uma sala de uma de sétima série numa escola pública de ensino fundamental de Curitiba. A análise do trabalho colaborativo apresentada nesta dissertação tem como base o conceito de zona interpretativa de Wasser e Bresler (1996), e tem como foco a colaboração como um espaço possível de desenvolvimento profissional para as participantes. Dessa forma, esta dissertação também discute como a referida colaboração possibilitou um espaço para refletir sobre abordagens de ensino de inglês adequadas para contextos educacionais específicos. Durante a experiência, diferentes perspectivas sobre o ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular o Ensino Comunicativo de Línguas e as visões críticas sobre ensino de línguas tornaram-se importantes no trabalho colaborativo. Por isso, o segundo propósito dessa dissertação foi analisar o ensino/aprendizagem de inglês com base em conceitos teóricos sobre as noções de língua, cultura e método comuns à Abordagem Comunicativa (Littlewood, 1981, 2011, Richards and Rodgers, 2001, Spada, 2007, Savignon, 2002), e também com base nas perspectivas críticas sobre o ensino/aprendizagem de inglês.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation is a qualitative ethnographic research (Clifford, 1986, Eisner, 1998, Wielewicki, 2002) whose central aim is to present an analysis of a collaborative work between a researcher and an English teacher. The researcher and the teacher carried out collaborative work during a semester, which consisted on teaching together and meetings for preparing classes and talking about decisions made as a group. The context of this investigation, where this collaborative work took place, was a 7th grade class in a public elementary school in Curitiba. The analysis of the collaborative work presented in this dissertation is based on the concept of interpretive zone by Wasser and Bresler (1996) and focuses collaboration as a possible space for professional development for the participants. Therefore, this dissertation also discusses how collaboration allowed for reflecting upon English language teaching approaches which are adequate for specific educational contexts. During the experience, different perspectives on English language teaching and learning in public elementary schools, namely the Communicative Language Teaching Approach and the critical views on language teaching, have become important for the collaborative work. Therefore, a second objective of this dissertation was to analyze English language teaching and learning in the investigated context based on theoretical concepts on notions of language, culture and method common to the Communicative Approach (Littlewood, 1981, 2011, Richards and Rodgers, 2001, Spada, 2007, Savignon, 2002), and also based on critical perspectives on English language teaching and learning. (Canagarajah, 2005, Prabhu, 1990, Rajagopalan, 2003, Kumaravadivelu, 2006).pt_BR
dc.format.extent111f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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