Diagnóstico e proposta de modelo operacional na gestão de design em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Resumo
Resumo: Este trabalho averigua, por meio de um estudo investigativo e qualitativo, o contexto atual e as perspectivas para a Gestão de Design numa Instituição Federal de Ensino Superior, especificamente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A UTFPR é reconhecida nacionalmente como a primeira universidade tecnológica do país e suas atividades administrativas de design se limitam aos níveis tático e operacional, consideradas atribuições do Departamento de Comunicação e Marketing da Reitoria e do Departamento de Recursos Didáticos do Câmpus Curitiba. Diante desse contexto, o trabalho elucida as dificuldades estratégicas e metodológicas da Gestão de Design e aponta tanto para a receptividade da cultura organizacional por aprimoramentos no âmbito da Gestão de Design quanto à organização dos servidores da instituição no processo de colaboração. Do mesmo modo, propõe um modelo de Gestão de Design para Instituição, fundamentado na teoria explorada e de acordo com as características averiguadas. Por se utilizar de um caráter investigativo, foi utilizado o estudo de caso o que possibilitou a compreensão dos fenômenos organizacionais e o estabelecimento de um diagnóstico em uma instituição pública federal de ensino. Abstract: This study aims to determine, through an investigative and qualitative study, the current context and the possible prospects for Design Management in a Federal Institution of Higher Education, specifically the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR). UTFPR is nationally recognized as the first technological university of the country and its Design administrative activities are restricted only in the tactical and operational levels and they are attributed to the Communication and Marketing Department of the Rectory as well as the Teaching Resources of Curitiba Campus. In this context, the research elucidates strategic and methodological difficulties of Design Management and points both to the receptivity of organizational culture enhancements within the Design Management and to the organization's servers institution collaboration process. Similarly, it plans to propose the Institution a model for Design Management, based on the explored theory and according to the investigated characteristics. By using an investigative character, the case study was the most appropriate method for the situation studied since it enabled the understanding of organizational phenomena and the establishment of a diagnosis in a federal public institution of education.
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- Teses & Dissertações [9270]