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dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-pt_BR
dc.contributor.authorSanchez, Martha Garcia Gomensoro de, 1934-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.contributor.otherPedra, Nilcea Maria de Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-12T11:59:42Z
dc.date.available2014-02-12T11:59:42Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/34774
dc.description.abstractResumo: Este estudo recapitulativo pretende mostrar a existência de condições propicias para o encaminhamento de um Laboratório de Currículo dentro da Universidade. Para chegar a proposição desta alternativa, procedeu-se inicialmente a caracterização da atual circunstância, concebida como o conjunto dos efeitos dos fenômenos em cada momento histórico. Estando naturalmente inserida nesta circunstância como instituição transmissora do saber, centro superior de capacitação de docentes e lugar onde acontece a renovação do conhecimento, a Universidade foi objeto de detalhado estudo. Analisaram-se, dentre as suas funções, principalmente aquelas orientadas para a preparação de quadros aptos para uma participação social lucida e comprometida. Por ser o Currículo o instrumento de ação com o qual a Universidade exerce estas suas funções, e uma vez detectadas algumas carências nos formados por esta instituição, resultou pertinente indagar em que medida o Currículo universitário e adequado à circunstância. Os sucessivos ajustamentos que o conceito de Currículo sofreu historicamente são evidenciados na revisão da literatura específica. As concepções atuais, embora diversas em relação a tônica do seu enfoque, coincidem em mostrá-lo como um instrua mento de ação peculiar; isto e, uma resposta educacional a uma determinada circunstância. 0 Currículo universitário foi especialmente analisado em vista dos papeis reservados ao docente e ao profissional liberal como agentes de progresso nas mais diversas áreas. Esta analise, ratificando resultados de estudos anteriores, mostrou problemas relevantes, sendo alguns exemplos a falta de integração de conhecimentos e o divorcio do desenvolvimento de disciplinas teóricas das atividades praticas. Dois argumentos principais reforçaram a ideia do Laboratório: a preocupação dos professores da área de Educação, organizados em "grupos de estudo” animados de interesses específicos, e uma crescente orientação para as formas grupais de produção do saber científico. A maneira de conclusão são apresentadas grandes linhas para a montagem de um Laboratório como alternativa de discussão, reflexão e sistematização de estudos sobre Currículopt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCurriculospt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleO laboratoriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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