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dc.contributor.advisorLorenz, Karl Michaelpt_BR
dc.contributor.authorBarra, Vilma Marcassapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T20:08:26Z
dc.date.available2020-08-17T20:08:26Z
dc.date.issued1982pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34768
dc.descriptionOrientador: Karl Michael Lorenzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionBibliografia: fl. 110-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Inúmeras pesquisas já foram realizadas com a finalidade de avaliar os resultados da utilização de módulos de ensino na comunicação de informações teóricas. Este estudo, porem, não pretendeu avaliar tais resultados, mas sim verificar se uma determinada metodologia do ensino de Ciências pode ser proposta através de módulos de ensino e apreendida dessa forma pelas alunas do curso de Habilitação ao Magistério, em nível de 29 graus. A metodologia aqui tratada tem como pontos básicos: o uma mudança na atitude dos futuros professores de Ciências de 14 a 44 serie dos 19 graus, em relação a Ciências e ao seu ensino; * a formação, pelos futuros professores, de conceito de Ciências como um sistema de investigação para a aquisição do conhecimento. A população estudada abrangeu 100 alunas das 34 serie do curso de Habilitação ao Magistério do Instituto de Educação do Paraná, divididas em três turmas: A, B, C. Dessas, foram selecionadas aleatoriamente as turmas A e B para participarem da pesquisa e, também aleatoriamente, foi designada a turma A, com 36 alunas, como Grupo Experimental, e a turma B, com 34 alunas como Grupo de Controle. Para verificar o efeito do tratamento na mudança de atitudes dos alunos em relação a Ciências e ao seu ensino utilizou-se o esquema de pesquisa quase experimental, com aplicação de pré e teste. Para verificar o efeito do tratamento na atribuição de valores aos objetivos do ensino de Ciências, utilizou-se o esquema de pesquisa quase experimental, unicamente com aplicação do teste. O tratamento do Grupo Experimental constituiu-se na aplicação de quatro módulos de Didática de Ciências. Em cada modulo as alunas encontravam sequencias de aprendizagem autônomas e completas em si mesmas, estruturadas de maneira possibilitar o domínio do conteúdo e obedecendo a um critério de complexidade crescente em função dos objetivos instrucionais estabelecidos para cada modulo. No tratamento estatístico dos dados foi utilizado o teste t de Student, para grupos dependentes e para grupos independentes. Com o objetivo de aprofundar a interpretação dos resultados e melhor justificar as conclusões da pesquisa foram feitas analises estatísticas adicionais, tendo sido utilizada a analise de covariância, tomando-se como variável concomitante o comportamento de entrada dos alunos dos dois grupos. A partir da analise dos dados obtidos foi possível concluir que o ensino por módulos produz uma mudança significativa nas atitudes das alunas em relação a Ciências e ao seu ensino. Concluiu-se, também, que o ensino por módulos produz os mesmos resultados que o ensino tradicional quanto a atribuição de valores aos objetivos do ensino de Ciências e a mudança de atitudes em relação a Ciências e ao seu ensino. E importante, porem, observar que, apesar de os resultados obtidos pelo ensino modular não terem sido superiores aos obtidos pelo ensino tradicional, foram alcançados com menor frequência de atendimento do professor as alunas e em espaço de tempo menor, com uma economia significativa de horas-aula e, sobretudo, atendendo ao ritmo próprio de aprendizagem de cada aluna. Os resultados sugeriram, ainda, que o ensino por meio de módulos pode ser utilizado com sucesso na formação de professores de Ciências para turmas de 13 a 43 serie, uma vez que se mostrou apropriado a aprendizagem de uma metodologia capaz de propiciar uma mudança na atitude dos professores em relação a Ciências e ao seu ensino, bem como a formação do conceito de Ciências como um sistema de investigação. Em relação ao Projeto HAPRONT, os resultados e as conclusões deste estudo sugerem a possibilidade de sua efetiva eficácia como programa de habilitação de docentes em nível de 13 a 43 serie, nas circunstancias especiais em que o mesmo se desenvolveu, ou seja, nas circunstancias de ensino a distância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Innumerable research studies have been conducted to evaluate the results of teaching modules for the communication of theorical information. This work, however, did not intend to evaluate these results, but, to verify whether a specific methodology of science teaching can be suggested by modules and learned by the students of the Teaching Habilitation Course on the secondary level. The methodology here in treated has as its basic points, the following: o a change in the attitudes of sciences teachers from 1st through 4 th Qf the primary level in relation to the sciences and science teaching; ° the formulation, by the teachers, of the concept of science as a system of investigation for acquiring knowledge. A comparative study was conducted between two preformed groups, one control and one experimental. To verify the effects of the treatment in changing students' attitudes about sciences and science teaching, a quasi-experimental research design was used, with application of pre and post tests. To verify the effects of the treatment on the degree of valorization of science teaching objectives, a quase experimental research design was also used, with the application of post test only. The population of the study comprised 100 students of the 3r<^ grade of the Teaching Habilitation Course of Instituto de Educacao do Parana, divided in 3 classes, A, B and C. From these classes, the classes A and B were selected randomly to participate in the research and class A, with 36 students, was randomly designated as the Experimental Group. The Control Group, therefore, consisted of the 34 students of class B. The treatment of the Experimental Group consisted in the application of 4 modules on the didatics of science teaching. In each module the students found autonomous and complete learning sequences, structured in the criterium of increasing complexity, due to the instructional objectives established in each module. The statistical treatment of the data was conducted using the Student t test for both dependent and independent groups. With the objective of increasing the level of interpretation of the results and better justifying the conclusions of the research, statistical analyses were conducted using analyse of covariance, considering as the concomitant variable the entering behavior of the students of the two groups. From the analyses of the results it is possible to conclude that teaching by modules produces a significant change in students'attitudes on the sciences and science teaching. Another conclusion was that teaching by modules also produces the same results as traditional teaching methods in relation to valorization of sciences teaching objectives and to the change in attitudes on sciences and science teaching. It is important, however, to observe that in spite of the fact that the results obtained by modular teaching were not superior to those obtained by traditional teaching, they were obtained with less assiduity of attention by the teacher to the student. A shorter period of time in teaching and a significant saving of classroom hours was thus obtained as well as the maintainance of the same rhythm of learning for each student. The results suggest that teaching by modules can be successfull in the formation of sciences teachers of 1st through 4th grades, since it showed itself to be an appropriate methodology for changing teacher's attitudes about sciences and science teaching, as well as the development of a concept of science as a system of investigation. Referring to the HAPRONT Project, the results and conclusions of the present study suggest the possibility of its efficiency as a program for preparing teachers of 1st through 4 ^h grades in the special circumstances in which the present work was conducted.pt_BR
dc.format.extent145 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino por modulospt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA utilização de módulos de ensino como metodologia para a mudança de conceito e atitudes de alunos do curso de habilitação ao magistério com relação a Ciências e ao seu ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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