Estratégias e vantagens competitivas em serviços pós-vendas : caso das indústrias da regiao metropolitana de Curitiba, de equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos, ortopédicas, implantes e materiais de consumo médico
Date
2005Author
Pereira, Simone Crocetti
Metadata
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VendasServiço ao cliente
Instrumentos e aparelhos médicos
Teses
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O estudo analisou as estratégias de serviços pós-vendas e as vantagens competitivas decorrentes da cooperação de indústrias com as assistências técnicas. As estratégias de serviços pós-vendas foram avaliadas segundo taxonomia de Gianesi e Correa (1994), que as classificam em atividades internas, diferencial competitivo ou centro de lucros. As vantagens competitivas foram avaliadas quanto ao potencial para geração de vantagens de custo ou diferenciação, segundo Porter (1989). Para melhor observar as relações descritas, fez-se análises segmentando a amostra por porte das empresas, características distintivas dos produtos e certificações. Trata-se de um estudo de caso incorporado, onde os dados foram tratados de forma explanatória e qualitativa. As classificações foram feitas por maioria, já que cada indicador foi considerado igualmente importante. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com dirigentes e proprietários de 30 indústrias de equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos, ortopédicas, implantes e materiais de consumo médico da região metropolitana de Curitiba, que estudos de Cunha e Cunha (2003) indicam potencial para se organizarem como uma arranjo produtivo local. A análise dos dados indicou que 65% das indústrias utiliza para os serviços pós-vendas a estratégia de atividades internas e, as demais, estratégia de diferencial competitivo ou centro de lucro. Foi verificado que as indústrias com estratégia de atividades internas não utilizam as assistências técnicas para obter vantagem competitiva. As com estratégia de diferencial competitivo ou centro de lucro apresentam potencial de vantagem competitiva em custo através das assistências técnicas, bem como tendem a ter maior porte, valorizar mais as certificações e ter características distintivas ligadas a valores de serviços. As vantagens competitivas em custo são geradas por meio de controle rígido sobre as assistências técnicas autorizadas, geração de estatísticas e treinamentos freqüentes aos técnicos. Abstract: This study analyzed the after-sales services strategies and the competitive advantages of relationship between industries and outsourced field service infrastructure. The after-sales service strategies were analyzed by Gianesi e Correa (1994) taxonomy: internal activities, competitive differential or profit center. The competitive advantages were analyzed in relation of potential of cost and differentiation advantages, by Porter (1989). Included analyses based upon segmentation by industry product, certification, unique products features and company size to better evaluate the relationship. This case study is exploratory and qualitative. The data were collected through personal (owners or managers) interviews, in thirty industries of medicalhospital equipment, consume material, implants, and orthopedics located in Curitiba and neighborhood. The final results indicated that 65% of industries have the internal activities strategy to the after-sales service, and the others have differential competitive or profit center strategies. The internal activities strategies industries don't use the technical assistance to gain competitive advantage. The differential competitive or profit center strategies industries have the potential do gain competitive advantage in costs and used to be bigger, to set a value on certifications and to have service features on products. The competitive advantages in costs are created by technical assistance control, regular statistics and frequently training.
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