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dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBernardim, Márcio Luizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T18:23:52Z
dc.date.available2022-08-08T18:23:52Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34679
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,20/11/2013pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa trata das relações dos jovens da classe trabalhadora com a educação e com o trabalho, e dos sentidos que eles atribuem ao Ensino Médio Integrado (EMI) no âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Partimos da hipótese de que, apesar dos seus limites na fase histórica de desenvolvimento das forças produtivas marcadas pelo capitalismo, a EPTNM de oferta integrada e concepção politécnica e cujo currículo se organiza a partir da cultura, da ciência, da tecnologia e do trabalho, desempenha um papel importante na satisfação das necessidades de inserção socioeconômica dos jovens trabalhadores. Para a realização do estudo, empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados em estabelecimentos da rede pública estadual, que ofertam educação profissional noturna em Curitiba e Região Metropolitana. Essa empiria foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes das diversas ofertas de ensino médio e educação profissional de dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas de estudantes do quarto ano do ensino médio integrado. A análise dos dados primários obtidos na pesquisa empírica, à luz da produção teórica do campo Educação e Trabalho, da legislação educacional e dos embates teóricos e ideológicos que permeiam a disputa pela última etapa da educação básica, permitiu um aprofundamento sobre a relação dos estudantes com a educação profissional integrada, seus limites e potencialidades. A conclusão a que chegamos é que, embora o sistema capitalista tangencie a política e o disciplinamento legal relacionado à EPTNM de acordo com a sua estratégia de formação de mão de obra, os trabalhadores podem reivindicar um ensino médio que atenda a sua necessidade de formação técnica para a inserção profissional e, ao mesmo tempo, valer-se dessa oportunidade de conclusão da última etapa da educação básica para acessar o conhecimento sócio-histórico e ético-político do interesse da classe. A EPTNM de concepção politécnica e oferta integrada ao ensino médio, portanto, interessa na medida em que atende aos anseios dos jovens que precisam se inserir no mundo do trabalho e contribui para o desvelamento das relações sociais em que esses trabalhadores-estudantes estão enredados, condições essas necessárias para a produção da classe e para o resgate do seu protagonismo histórico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research deals with working class young people's relations to education and work, and with the meanings that they give to the Integrated High School (EMI) within the Technique and Professional Education of High School Level (EPTNM). We start from the hypothesis that, in spite of its border line in the historical period of productive forces development which were marked by the capitalism, the EPTNM of an integrated supply and polytechnic conception and which curriculum is organized from culture, science, technology and work, plays an important role in the satisfaction of socioeconomic insertion of young workers. In order to carry out the study, we undertook an empirical research with young workers/students enrolled in public state schools which offer night-professional education in Curitiba and its metropolitan region. This empirical study was developed in two distinct phases: the first one, which had a quantitative and exploratory feature, contemplated more than four thousand students of different offers of high school and professional education of eighteen institutions; the second one, of qualitative aspect, contemplated four classes of students that were in the fourth year of integrated high school. The analysis of the primary data, which were collected in the empirical research, from the Education and Work field theoretical production, from the educational legislation and from the theoretical and ideological discussions that penetrate the dispute for the last stage of basic education, allowed a deeper study about the relations of students with integrated professional education, its limits and potentials. It was possible to conclude that, although the capitalism touches the policy and the legal discipline related to the EPTNM, according to its strategy of workmanship formation, workers can demand for a high school that fits their necessities of technical formation for the professional insertion and, at the same time, avail themselves of the opportunity to conclude the last stage of the basic education in order to achieve socio-historical and ethic-political knowledge. The EPTNM of polytechnic conception and integrated offer, therefore, interests while it supplies the demands of the young people, who need to insert themselves in the work world, and that contributes to the reveal of the social relations of which those workers-students take part. Such conditions are necessary for the class production and for the rescue of its historical leading role.pt_BR
dc.format.extent303 f : tabs., grafs.[alguns color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleJuventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadorapt_BR
dc.typeTesept_BR


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