dc.contributor.advisor | Chiesa, Paulo, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Uriarte, Monica Zewe | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T18:32:18Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T18:32:18Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/34576 | |
dc.description | Orientador: Paulo Chiesa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a educação musical no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Itajaí. Para essa compreensão buscou-se apoio na literatura atual em Educação, Educação Musical e legislação pertinente, confrontando-a com os dados que destacaram o perfil escolar sob vários ângulos, obtidos junto às escolas, Secretaria Municipal de Educação e outros espaços culturais. Adotou-se como concepção metodológica a pesquisa de natureza qualitativa, e como técnicas de pesquisa foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada, tendo o ano de 2004 como referência para a coleta de dados. A pesquisa documental envolveu a legislação em nível Federal, Estadual e Municipal, além do Projeto Educativo, Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, o Caderno Metodológico de Arte e as Propostas Pedagógicas de quinze escolas do município de Itajaí. As entrevistas foram feitas com os diretores das escolas, procurando elucidar aspectos sobre a cotidianidade escolar para além dos documentos oficiais. A apresentação e análise dos dados encontraram argumentação em Bakhtin, Perenoud, Sacristán, Lundgren, entre outros. As considerações finais apontam para uma presença significativa da música na escola itajaiense, apesar de não estar caracterizada como disciplina escolar. Abordam a necessidade de programas de formação continuada oportunizando aos professores que já estão trabalhando com a disciplina de arte a realização de práticas musicais voltadas ao aprendizado específico da música. Evidenciam que a cultura musical local, bastante difundida e valorizada, está refletida significativamente nos espaços escolares, especialmente no olhar dos professores sobre seus espaços e opções de atuação profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The aim of this work is to analyze music education in elementary schools in the municipal public school network of the town of Itajaí. To gain a clearer understanding of this subject, a literature review was carried out in the areas of Education, Music Education and the relevant legislation, comparing it with data which highlight the school profile from various angles, obtained from the schools, the Municipal Education Secretary, and other culture-related institutions. This work adopts the methodological research concept of qualitative research, and as research techniques, it uses documentary analysis and structured interviews, taking the year 2004 as a reference for the data collection. The documentary research involved the legislation at Federal, State and Municipal levels, as well as the Projeto Educativo, the Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental (Curricular Guidelines for Elementary Education), the Caderno Metodológico de Arte and the Pedagogical Projects of fifteen schools in the municipal district of Itajaí. Interviews were carried out with the directors of the schools, seeking to go beyond the official documents, and elucidate aspects of the day-to-day life of the schools. The presentation and analysis of the data are supported by Bakhtin, Perrenoud, Sacristán, and Lundgren, among others. The final considerations indicate the significant presence of music in the schools in Itajaí, despite the fact that it is not characterized as a school discipline. They also address the need for continual training programs, giving opportunity to teachers already working with the discipline of art to carry out music practices geared towards the specific learning of music, and demonstrate that the local musical culture, which is very varied and highly valued, is significantly reflected in these spaces, particularly in the views of teachers in relation to these spaces and the options for professional practice. | pt_BR |
dc.format.extent | 170 f. : il. color., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Musica na educação | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Na trama das artes, a descoberta da música escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |