• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Digital Institucional da UFPR
    • Teses & Dissertações
    • Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Digital Institucional da UFPR
    • Teses & Dissertações
    • Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Na trama das artes, a descoberta da música escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MONICA ZEWE URIARTE.pdf (5.838Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Uriarte, Monica Zewe
    Metadados
    Mostrar registro completo
    Assunto
    Musica na educação
    Arte e educação
    Música - Estudo e ensino
    Dissertações - Educação
    Tipo
    Dissertação
    Resumo
    Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a educação musical no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Itajaí. Para essa compreensão buscou-se apoio na literatura atual em Educação, Educação Musical e legislação pertinente, confrontando-a com os dados que destacaram o perfil escolar sob vários ângulos, obtidos junto às escolas, Secretaria Municipal de Educação e outros espaços culturais. Adotou-se como concepção metodológica a pesquisa de natureza qualitativa, e como técnicas de pesquisa foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada, tendo o ano de 2004 como referência para a coleta de dados. A pesquisa documental envolveu a legislação em nível Federal, Estadual e Municipal, além do Projeto Educativo, Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, o Caderno Metodológico de Arte e as Propostas Pedagógicas de quinze escolas do município de Itajaí. As entrevistas foram feitas com os diretores das escolas, procurando elucidar aspectos sobre a cotidianidade escolar para além dos documentos oficiais. A apresentação e análise dos dados encontraram argumentação em Bakhtin, Perenoud, Sacristán, Lundgren, entre outros. As considerações finais apontam para uma presença significativa da música na escola itajaiense, apesar de não estar caracterizada como disciplina escolar. Abordam a necessidade de programas de formação continuada oportunizando aos professores que já estão trabalhando com a disciplina de arte a realização de práticas musicais voltadas ao aprendizado específico da música. Evidenciam que a cultura musical local, bastante difundida e valorizada, está refletida significativamente nos espaços escolares, especialmente no olhar dos professores sobre seus espaços e opções de atuação profissional.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/34576
    Coleções
    • Dissertações [789]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor tipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor tipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV