Na trama das artes, a descoberta da música escolar

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Data
2005Autor
Uriarte, Monica Zewe
Metadados
Mostrar registro completoAssunto
Musica na educaçãoArte e educação
Música - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
Tipo
DissertaçãoResumo
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a educação musical no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Itajaí. Para essa compreensão buscou-se apoio na literatura atual em Educação, Educação Musical e legislação pertinente, confrontando-a com os dados que destacaram o perfil escolar sob vários ângulos, obtidos junto às escolas, Secretaria Municipal de Educação e outros espaços culturais. Adotou-se como concepção metodológica a pesquisa de natureza qualitativa, e como técnicas de pesquisa foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada, tendo o ano de 2004 como referência para a coleta de dados. A pesquisa documental envolveu a legislação em nível Federal, Estadual e Municipal, além do Projeto Educativo, Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, o Caderno Metodológico de Arte e as Propostas Pedagógicas de quinze escolas do município de Itajaí. As entrevistas foram feitas com os diretores das escolas, procurando elucidar aspectos sobre a cotidianidade escolar para além dos documentos oficiais. A apresentação e análise dos dados encontraram argumentação em Bakhtin, Perenoud, Sacristán, Lundgren, entre outros. As considerações finais apontam para uma presença significativa da música na escola itajaiense, apesar de não estar caracterizada como disciplina escolar. Abordam a necessidade de programas de formação continuada oportunizando aos professores que já estão trabalhando com a disciplina de arte a realização de práticas musicais voltadas ao aprendizado específico da música. Evidenciam que a cultura musical local, bastante difundida e valorizada, está refletida significativamente nos espaços escolares, especialmente no olhar dos professores sobre seus espaços e opções de atuação profissional.
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- Dissertações [789]