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dc.contributor.advisorGiglio, Thalita Gorban Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.creatorSantana, Luiz Guilherme Tonetpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T17:40:00Z
dc.date.available2024-01-29T17:40:00Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34347
dc.descriptionOrientadora: Thalita Gorban Ferreira Gigliopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A água é um recurso natural utilizado pela maioria da população, em geral com certo descaso, pois não recebe a devida importância sendo que é um bem que esta se esgotando, não havendo conscientização da sobrevivência das futuras gerações. Quando se fala em sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais, o atual cenário das Obras Públicas no Estado do Paraná, as Autoridades Governamentais, muitas vezes, mostram-se despreocupadas com o tema. Diante do contexto do desperdício de água potável e sabendo que é um recurso natural não renovável, é notório que na prática projetual devam ser inseridos requisitos ligados às questões ambientais, dentre elas, a racionalização da água potável. Sendo assim, este estudo tem como objetivo dimensionar o volume ideal do reservatório de águas pluviais inserido em uma edificação escolar. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a problemática envolvida decorrente do alto consumo de água potável pelas edificações, e sobre pesquisas ligadas ao levantamento de usos finais de água em aparelhos hidro-sanitários nas edificações escolares. Através do programa Netuno e de levantamentos de dados no Colégio Estadual Dona Moralina Eleutério, fez-se o dimensionamento do reservatório, buscando avaliar o potencial de economia de água potável. Chegou-se ao volume ideal de 19.000 litros para o Colégio Estadual Dona Moralina Eleutério, com um potencial de economia de água potável de 48,32%. Espera-se que com a inserção de princípios de economia de água potável nos edifícios escolares, dentro da sala de aula, também haja um despertar dos alunos para a preocupação com o uso correto da água e o interesse pela sua utilização e conservação, proporcionando assim, a transmissão desses conhecimentos para a sociedade com o propósito de estar contribuindo para a racionalização da água potável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Water is a natural resource used by the majority of the population in general with a certain contempt because they do not receive due attention and that is a well that is depleted, with no awareness of the survival of future generations. When it comes to feedback systems and rainwater harvesting, the current scenario of Public Works in the State of Paraná, the Government authorities often prove to be unconcerned with the issue. Considering all the waste of potable water and knowing it is a non-renewable natural resource, it is notable that in design practice should be included requirements related to environmental issues, among them, the rationalization of drinking water. Thus, this study aims to measure the volume of an ideal reservoir for rainwater entered in a school building. Therefore, initially we carried out a review on the problems involved due to the high consumption of drinking water for the buildings, and on research related to survey of end-uses of water in hydro-sanitary equipment in school buildings. Neptune through the program and survey data in the State College Owner Moralina Eleuterio, became the sizing of the reservoir, seeking to assess the potential for saving water. It is at the optimum level of 19.000 liters for the State College Owner Moralina Eleuterio, with a potential savings of potable water for 48,32%. It is hoped that with the inclusion of principles of economy of drinking water in school buildings, inside the classroom, there is also an awakening of concern for the students with the proper use of water and an interest in their use and conservation, thus providing the transmission of such knowledge to society in order to be contributing to the rationalization of drinking water.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAguas pluviais - Reservatoriospt_BR
dc.subjectCisternaspt_BR
dc.subjectObras publicaspt_BR
dc.titleDimensionamento de um reservatório de água pluvial em edificação escolar no Municipio de Santo Antonio da Platinapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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