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dc.contributor.advisorAzevedo, Ricardo Lessapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.creatorBeltrame, Josimarpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T13:17:55Z
dc.date.available2024-01-29T13:17:55Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34329
dc.descriptionOrientador : Ricardo Lessa Azevedopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Apesar da existência de legislação específica, o nível de acessibilidade oferecido aos cadeirantes nas escolas públicas estaduais ainda é precário, e o próprio cumprimento da legislação é raro, o que denota uma falta de atenção com parcela significativa da população. O objetivo desse estudo foi verificar a acessibilidade oferecida nas escolas públicas estaduais para os cadeirantes. Foram avaliadas 12 (doze) escolas na área urbana do Município de Cascavel/PR, através de visita técnica para medição e verificação dos dispositivos de acessos, instalações e condições dos mesmos sob a ótica da NBR 9050 (2004). A coleta de dados foi obtida através de um formulário específico. O estudo teve como objetivos eespecíficos avaliar a situação dos acessos principal da instituição, bibliotecas, quadras de esportes, salas de aulas, laboratórios, refeitórios, banheiros e áreas de circulações, observando os obstáculos que pudesse interferir a circulação. Este estudo procurou-se indicar se as escolas públicas oferecem acesso livre à todos os alunos, em especial os cadeirantes. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que nenhuma das escolas analisadas permite a livre circulação de um cadeirante aos ambientes necessários para o seu aprendizado sem estar assistido por outras pessoas, pois muitas barreiras ainda persistem no seu caminho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Despite the existence of specific legislation, the level of wheelchair accessibility offered to state public school is still precarious, and the proper enforcement is rare, which indicates a lack of attention to a significant portion of the population. The aim of this study was to assess the accessibility offered in state schools for the wheelchair. Twelve schools in the urban area of Cascavel / PR were evaluated, through technical visit for measurement and verification of access devices, facilities and conditions of the same from the perspective of ISO 9050 (2004). Data collection was obtained through a specific form. The study aimed to evaluate the specific situation of the institution's main access, libraries, sports facilities, classrooms, laboratories, canteens, toilets and circulation areas, noting the obstacles that might interfere with the movement. This study sought to indicate that public schools offer free access to all students, especially the wheelchair users. Based on these results, we concluded that none of the schools analyzed allows the free movement of a wheelchair to environments necessary for learning without being assisted by other people, because there are still many barriers in their way.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectObras publicas - Escolas - Aspectos da saúdept_BR
dc.titleAcessibilidade nas escolas públicas estaduais da Cidade de Cascavel/PR : um diagnóstico quanto ao acesso de alunos cadeirantespt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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