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    Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)

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    R - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf (5.779Mb)
    Date
    2005
    Author
    Zancan, Claudio
    Metadata
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    Subject
    Marketing de relacionamento
    Canais de distribuição
    Maçã - Comercialização
    Serviço ao cliente
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/34134
    Collections
    • Dissertações [462]

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