O acompanhamento dos resultados das estratégias de marketing

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Date
2013Author
Klas, Carolina
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Dissertaçõesxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: O objetivo deste trabalho foi entender como é feito o acompanhamento dos resultados do processo de implementação de estratégias de marketing em organizações com o propósito de conhecer se os objetivos são atingidos. Este estudo foi realizado através do entendimento do processo de formulação e implementação da estratégia de marketing na organização pesquisada, verificando como a empresa estudada define seus objetivos de marketing e como interpreta a diferença entre previsto e realizado, e o que faz com o resultado desta análise. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso, através de entrevistas em profundidade, coleta de dados secundários (emails, atas de reuniões, apresentações de PowerPoint). Foram entrevistas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo de implementação e acompanhamento da estratégia de marketing, entre eles: presidente da empresa, gerente de marketing, analista de marketing e a diretora de planejamento da agência de comunicação. A pesquisa detalhou o processo de planejamento e acompanhamento da estratégia de marketing, demonstrando às organizações quais ações e quais elementos devem ser considerados no processo de implementação de marketing, além de demonstrar o passo a passo de atividades, para garantir melhores resultados para a organização. Ela agrega aos estudos realizados por apresentar um protocolo de pesquisa com ênfase no entendimento do processo de elaboração, implementação e acompanhamento das ações de marketing. Como limitações do estudo encontram-se a questão de ser apenas uma empresa estudada, no segmento financeiro, com uma equipe enxuta de colaboradores, o que gera novos campos de aplicação e estudos.
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