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dc.contributor.advisorSantos, Marcelo Carvalho dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorCorreia, Carlos Alberto de Lemospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T20:22:22Z
dc.date.available2024-03-04T20:22:22Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33997
dc.descriptionOrientador : Marcelo Carvalho dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação versa sobre Navegação Aérea com GPS (Global Positioning System). Comparou-se o sistema GPS com os sistemas de navegacao Loran - C, Omega e VOR/DME, a partir de informações extraídas do manual Federal Radio Navigation Plan 1995, em virtude do curto intervalo de tempo de existencia dos sistemas convencionais, previsto para sua permanência em funcionamento. Foi verificado que o sistema GPS tem o melhor desempenho na navegação. Fez-se então as comparações: das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll) e o absoluto; das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll/CA) e relativo (Ll); das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll/CA) e absoluto. Estas comparações foram feitas, a partir de dados reais, os quais foram coletados a partir de um projeto aerofotogramétrico, cedido pela ESTEIO. O posicionamento da aeronave através das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll/CA) e absoluto com GPS, foi feito. Foi verificado no posicionamento absoluto, um erro longitudinal de aproximadamente 30m, um erro transversal de aproximadamente 3m e um erro em altitude de aproximadamente 55m. Estes números permite-nos afirmar que a navegação aérea com GPS é mais vantajosa do que com os métodos clássicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation focuses on air navigation with GPS. The GPS system and the Loran - C, Omega and VOR/DME navigation systems were compared. In order to get informations about these systems the 1995 Federal Radio Navigation Plan was used. It is shown that the GPS has the best navigation performance. A set of comparisons were made: the difference between a relative (LI) and absolute positioning; the difference between a relative (Ll/CA) and a relative (LI) positioning; and, the difference between a relative (Ll/CA) and absolute positioning. These comparisions were made based on data collected from an aerial photogrametric project, with ESTEIO permission. It resulted in aircraft positioning by using the difference between a relative (Ll/CA) and absolute GPS positioning. In absolute positioning it was found a longitudinal error of about 30 meters, a transversal error of about 3 meters and a altitude error of about 55 meters. This numbers permit to affirm, that aerial navigation by GPS rather than advantages the classics methods.pt_BR
dc.description.abstractResume: Cette dissertation sur la navigation aerienne avec GPS (Global Positioning System). On compare le systeme GPS, avec les systemes de navigation Loran - C, Omega e VOR/DME, avec les informations extraites du manuel 1994Federal Radionavigation Plan, a cause du petit intervale du temps d'exixtence des systemes conventionnels, prevu pour sa permanence au travail. On a ete verifie que le systeme GPS une meilleure performance dans la navigation. On fait alors, les comparaisons: des differences entre la position relative (Ll) et absolue; des differences entre la position relative (Ll/CA) et relative (Ll); des differences entre la position relative (Ll/CA) et absolue. Ces comparaisons on ete faites, sur les donnees reelles, lesquels on ete collectees sur les donnees d'un travail aerophotogrammetric concedee pour l'entreprise d'aeroleve ESTEIO. La position de l'aeroplane sur les differences entre la position relative (Ll/CA) et absolue avec GPS, a ete fait. On a verifiee dans la position absolue, une erreur longitudinale approchee de 55 metres, une erreur transversale approchee de 3 metres et un erreur en altitude approche de 55 metres. Ces nombres nous permettend d'affirmer que la navigation aerienne avec GPS est plus avantageuse que les methodes classiques.pt_BR
dc.format.extent145 f : grafs. ,tabs. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectSistema de Posicionamento Globalpt_BR
dc.subjectNavegação aereapt_BR
dc.subjectSatélites artificiais em navegaçãopt_BR
dc.titleNavegação aerea com GPSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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