Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelao, Walderez Soarespt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:32:47Z
dc.date.available2020-08-04T18:32:47Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33778
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 106-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa olhou para o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) com o intuito de conhecer o tipo de repercussão que esse exame provoca no trabalho do professor de matemática da escola básica, particularmente no ensino médio na rede estadual do Paraná. Tratou ainda de identificar em que medida esse trabalho tem se traduzido em consonância com a matriz de referência do ENEM e em detrimento das diretrizes curriculares do ensino médio e o que os professores de matemática do ensino médio dizem a esse respeito. Esta pesquisa, que envolve pensamento a respeito de currículo e de avaliação, leva em conta também a formação do professor que ensina matemática. Esses são temas bastante imbricados uns nos outros e qualquer movimento feito nas compreensões sobre um deles confere, necessariamente, um novo feitio nas concepções a respeito dos outros. Foi estabelecido assim o desenho de fronteiras entre avaliação em larga escala, currículos e formação de professores de matemática. As fronteiras foram desenhadas a partir dos três campos, porém mais marcadamente a partir do campo dos currículos, como reconhecimento do alargamento crescente do alcance das discussões em torno dele. Só foi possível ter acesso ao material para análise interrogando o entorno em que isso acontece e para isso foi enviado para os professores, por correio eletrônico, um questionário composto de questões objetivas e abertas. Para compor o questionário foi utilizado o Google Docs, uma ferramenta que permite criar e editar documentos online e possibilita o acesso de vários usuários ao mesmo tempo. No intuito de fazer o acabamento desta tese foram reunidos os apontamentos feitos ao longo do texto com o objetivo de delinear uma noção de responsabilidade curricular de modo geral e mais particularmente na direção de políticas educacionais para a educação matemática no interior das instituições de ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research evaluated the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in order to analyze its repercussion on the high school Mathematics teachers, especially the ones of the public schools of Paraná State. It also identified how well it has been suiting the benchmark of ENEM and the general high school policies, and reported what the high school teachers have to say about it. This research, which covers thoughts on school curriculum and evaluations, also takes into account the training of the Mathematics teachers. All of these subjects are really connected to each other and any change made in any of them necessarily alters the conceptions of the others. Thus, a layout of the borders among large-scale evaluations, school curriculum and the training of the Mathematics teachers was established and based on the three variables, although focused on the school curriculum due to a growing growth of the discussions about it. One could only analyze the material investigating its surroundings. For that matter, an open-ended/objective questions questionnaire was sent to the teachers. Google Docs, a tool used to create and edit documents online and which allows many users at the same time, was used to prepare the questionnaire. The final results of this research are shown throughout this text, in order to outline a notion of general curricular responsibility and especially discuss the educational policies on Mathematics education in the educational institutions.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta investigación está volcada para el Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) con el objetivo de conocer el tipo de repercusión que este examen provoca en el trabajo del profesor de matemática de la escuela básica, particularmente en la enseñanza media en la red estadual de Paraná. Se trató de identificar en qué medida este trabajo se ha traducido en consonancia con la matriz de referencia del ENEM y en detrimento a las directrices curriculares de la enseñanza media y lo que los profesores de matemática de la enseñanza media dicen con relación a eso. Esta investigación, que involucra pensamiento a respecto del currículo y de la evaluación, también tiene en cuenta la formación del profesor que enseña matemática. Estos son temas bastante imbricados unos con otros y cualquier movimiento hecho en las comprensiones sobre uno de ellos confiere, necesariamente, una nueva forma en las concepciones con respecto a los otros. Se estableció el diseño de fronteras entre la evaluación en larga escala, currículos y formación de profesores de matemática. Las fronteras se diseñaron a partir de los tres campos, pero marcadamente a partir del campo de los currículos, como reconocimiento de la ampliación creciente del alcance de las discusiones en torno de él. Sólo fue posible tener acceso al material para análisis interrogando el entorno en que eso acontece y para ello se envió para los profesores, por correo electrónico, un cuestionario compuesto de preguntas objetivas y abiertas. Para componer el cuestionario se utilizó el Google Docs, una herramienta que permite crear y editar documentos online y posibilita el acceso de varios usuarios al mismo tiempo. Con el objetivo de concluir esta tesis se reunieron los apuntes hechos a lo largo del texto con el objetivo de delinear una noción de responsabilidad curricular de modo general y en especial, en la dirección de políticas educacionales para la educación matemática en el interior de las instituciones de enseñanza.pt_BR
dc.format.extentix, 117 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectProfessores de matematicapt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.titleO ENEM e os professores de matenática do ensino médio do Paraná : delineamento de uma noção de responsabilidade curricularpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples