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dc.contributor.advisorOliveira, Nilceia Bueno dept_BR
dc.contributor.authorVriesmann, Gláucia Cristina Belasquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T16:39:06Z
dc.date.available2022-07-21T16:39:06Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33571
dc.descriptionOrientador: Nilceia Bueno de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em razão das mudanças aceleradas nas formas de pensar e agir impostos pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, o relacionamento intraescolar sofreu influências marcantes na concepção hierárquica das funções. Atualmente, o impacto se vê presente essencialmente na comunicação escolar, sendo que já não se concebe mais a conduta autoritária e individualista da equipe administrativa, que cede lugar para a ação coletiva numa perspectiva de gestão compartilhada. Na linha de pensamento de Paulo Freire a pesquisa trás a sensibilidade necessária para o bom relacionamento e respeito ao próximo e sob o olhar do professor Ismar de Oliveira Soares, um dos precursores do conceito "educomunicação" e "ecossistema comunicativo" no país, houve a prática das novas relações escolares. Objetivando aperfeiçoar o ecossistema comunicativo escolar entre professores, pedagogos e direção através das mídias existentes nas escolas públicas do Paraná, o presente trabalho intenciona a redução do distanciamento causado pela burocratização de tarefas e funções. A pesquisa realizada possuiu interação com os membros investigados, mediados pela participação direta no processo de ensino aprendizagem, definidos pela pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Através das mídias existentes nas escolas, devem-se democratizar as informações e comunicados, ampliar espaços para a participação responsável, desvelar os anseios da comunidade escolar e propor uma organização colegiada são algumas das ações emergenciais visualizadas na teia da comunicação escolarpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectComunicação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO fortalecimento do ecossistema comunicativo entre os profissionais da escola via mídias : uma emergênciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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