dc.contributor.advisor | Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto | pt_BR |
dc.contributor.author | Vinci, Maria Aparecida da Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T16:48:19Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T16:48:19Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33569 | |
dc.description | Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho, Gênero Propaganda e Imagens: sua Ideologia e Intencionalidade partiu da experiência profissional da pesquisadora ao perceber a dificuldade de leitura apresentada pelos alunos bem como a dificuldade em perceberem ideologias e intencionalidades presentes nos textos lidos. Para tanto, foi ressaltado o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, considerando o momento histórico em que o uso desses recursos mostra-se como ferramenta para a democratização dos saberes elaborados historicamente. O objetivo geral foi de desenvolver, nas oitavas séries do Ensino Fundamental, uma pesquisa ação com o intuito de estimular a percepção da imagem como conteúdo significante na Análise do Discurso, motivando os educandos a ler e analisar as propagandas televisionadas, para que percebessem a presença da ideologia e intencionalidade do autor produtor, assim instrumentando-os para serem capazes de analisar a sociedade em que vivem. A pesquisa iniciou com a busca bibliográfica fundamentada em autores como Bakhtin, Fiorin, Lowy e Saviani, cuja finalidade foi discutir a ideologia do sistema capitalista de produção e o incentivo ao consumismo. A seguir desenvolveu-se uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação. Apesar da baixa faixa etária dos alunos envolvidos no trabalho, foi possível estabelecer uma relação entre o real e o que é veiculado nas propagandas remetendo aos pressupostos de Saviani (2003), que acredita ser a educação transformadora pela reflexão crítica. O que se buscou fazer foi agir pela materialidade da ação pedagógica estimulando o aluno a buscar na mídia televisiva, a fonte para refletir conceitos abstratos ali embutidos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Gênero propaganda e imagens : sua ideologia e intencionalidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |