Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThormann, Águeda Teresinha Tocchettopt_BR
dc.contributor.authorVinci, Maria Aparecida da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T16:48:19Z
dc.date.available2022-07-21T16:48:19Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33569
dc.descriptionOrientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho, Gênero Propaganda e Imagens: sua Ideologia e Intencionalidade partiu da experiência profissional da pesquisadora ao perceber a dificuldade de leitura apresentada pelos alunos bem como a dificuldade em perceberem ideologias e intencionalidades presentes nos textos lidos. Para tanto, foi ressaltado o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, considerando o momento histórico em que o uso desses recursos mostra-se como ferramenta para a democratização dos saberes elaborados historicamente. O objetivo geral foi de desenvolver, nas oitavas séries do Ensino Fundamental, uma pesquisa ação com o intuito de estimular a percepção da imagem como conteúdo significante na Análise do Discurso, motivando os educandos a ler e analisar as propagandas televisionadas, para que percebessem a presença da ideologia e intencionalidade do autor produtor, assim instrumentando-os para serem capazes de analisar a sociedade em que vivem. A pesquisa iniciou com a busca bibliográfica fundamentada em autores como Bakhtin, Fiorin, Lowy e Saviani, cuja finalidade foi discutir a ideologia do sistema capitalista de produção e o incentivo ao consumismo. A seguir desenvolveu-se uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação. Apesar da baixa faixa etária dos alunos envolvidos no trabalho, foi possível estabelecer uma relação entre o real e o que é veiculado nas propagandas remetendo aos pressupostos de Saviani (2003), que acredita ser a educação transformadora pela reflexão crítica. O que se buscou fazer foi agir pela materialidade da ação pedagógica estimulando o aluno a buscar na mídia televisiva, a fonte para refletir conceitos abstratos ali embutidospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleGênero propaganda e imagens : sua ideologia e intencionalidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples