Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThormann, Águeda Teresinha Tocchettopt_BR
dc.contributor.authorVaz, Joana da Aparecida dos Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T17:33:27Z
dc.date.available2022-07-22T17:33:27Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33563
dc.descriptionOrientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo foi realizado mediante o uso da metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, do tipo documental (secundário), estudo de caso do tipo levantamento survey. Este estudo pretendeu identificar e discutir a inserção do uso das tecnologias no ambiente escolar, já que analisa dados recolhidos dos professores e alunos do referido colégio. A fase operacionalizada por meio de entrevistas com emprego de questionário estruturado semi-aberto em um dos colégios do município de Palmital, Estado do Paraná, envolvendo 16 (dezesseis) alunos da 7ª série, turma "C" no período da manhã e 13 (treze) alunos da 7ª série, turma "D" no período da tarde, regularmente matriculados na instituição. Os dados coletados em 29 (vinte e nove) questionários válidos receberam tratamento estatístico não-paramétrico. Os principais achados indicam que: embora sejam alunos de classes sociais diferentes e tenham estudado em escola pública, na zona urbana e rural, possuem luz elétrica, televisão e rádio em casa para melhorar seu nível de conhecimento; muitos dos alunos não possuem computador e internet, devido as condições financeiras, mas tem conhecimento de como utilizar o computador; essa ferramenta auxilia na produção de textos e revisão dos sinais de pontuação; produzir textos no computador é diferente do escrever no caderno; com a TV pendrive mostra-se concretamente o conteúdo teórico por meio de vídeos, músicas, imagens e esses recursos ajudam a entender melhor o conteúdo porque o aluno vê, ouve e faz a assimilação do conhecimento; os professores entrevistados afirmaram que na sua função é possível: utilizar o laboratório de informática em suas práticas pedagógicas como parte do seu plano de trabalho; desenvolver atividades com alunos utilizando o computador para a realização de pesquisas educacionais, fazer leituras, produção de textos; apenas a professora M revelou que não utiliza o laboratório de informática de nenhuma das maneiras citadas; a professora Z embora não utilize diretamente o computador, indiretamente afirma que essa ferramenta pode sim ajudar na produção de textos; os demais professores afirmam que essas ferramentas são importantes no processo pedagógico porque estes recursos ampliam as possibilidades de conhecimento no processo ensino aprendizagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.titleMídias e a produção de texto : uma investigação no Colégio Estadual Dr. João Ferreira Nevespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples