Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
Resumo
Resumo: Nas aulas de Matemática, o interesse e criatividade são necessários como problematizadora do processo ensino-aprendizagem. Devemos proporcionar condições para que o aluno desperte estes requisitos. É imprescindível que o professor associe teoria e prática com o uso das tecnologias para a realização dos cálculos a fim de permitir que o educando visualize as figuras geométricas obtidas através das situações- problemas de forma dinâmica. Desta forma, despertar o interesse pelo estudo da matemática nos alunos do Ensino Médio é um desafio. Fazse necessário uma ferramenta de apoio metodológico que envolva os alunos e possibilite-os a uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos. Através da imagem virtual atrai-se a atenção e estimula-se a curiosidade permitindo a conexão entre professor e aluno da teoria à prática e vice-versa. O presente projeto será desenvolvido no Colégio Estadual Humberto de Campos-EFMP, com os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, objetivando a aproximação da educação com o estudo matemático através do uso do software Geogebra, dando significado aos conteúdos. A proposta utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica terá investigação para a construção de conhecimento sobre representação analítica da reta na teoria e prática, bem como a identificação da equação geral da reta no plano no aplicativo do Geogebra, após o cálculo convencional Abstract: In lessons of mathematics, the interest and creativity are needed as problematizadora of teaching-learning process. We must provide conditions for the student to awaken these requirements. It is imperative that Professor associate theory and practice with the use of technologies to carry out calculations in order to allow the learner to view the geometric figures obtained through situationsdynamically problems. This way, awakening interest in the study of mathematics in high school students is a challenge. It is necessary a methodological support tool that involves students and enable them to a significant and interesting learning that takes them to the understanding of mathematical concepts. Through the virtual image attracts attention and stimulates the curiosity allowing connection between teacher and student from theory to practice and vice versa. This project will be developed in State College-EFMP Humberto de Campos, with students of the third year of high school, Objectifying the rapprochement of education with the mathematical study through the use of the software Geogebra, giving meaning to content. The proposal will use as the bibliographic search methodology will have research to build knowledge about analytical representation of straight in theory and practice, as well as the identification of the General equation of straight in the plan in the application of Geogebra, after conventional calculation