dc.description.abstract | Resumo: Esse trabalho teve como ponto de referência a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa fundamentada em três fases: conhecer a história da arte, refletir criticamente e praticar o fazer artístico. Houve a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados dos alunos da sétima série X do Colégio Estadual Douradina, do município de Douradina – Paraná, para o levantamento das preferências das quatro áreas de conhecimento de arte e o uso da tecnologia para enriquecer a aulas de arte. O objetivo dessa pesquisa foi entender e conhecer a arte expressionista, entrelaçando com a vida cotidiana escolar dos alunos. Foi levantado também a idéia de novas propostas metodológicas e didáticas para a Arte visual no contexto educativo, de forma que o aluno tivesse interesse e pudesse ver a arte com outros olhos, e, pelo estudo, compreender as diferentes formas de manifestar arte. Para comprovar que existem diferentes possibilidades de utilização da Arte na escola, foram desenvolvidas atividades práticas diferenciadas, ampliando as possibilidades de articulação entre teoria e prática. Este tema de estudo atendeu uma das necessidades do ensino de Arte, neste Colégio, uma vez que quase todos os alunos da turma possuem um computador em casa, e são considerados alunos participativos, engajados no processo de aprender. E, por acreditar que a prática é o que vai alicerçar o conhecimento teórico do aluno e desenvolver sua sensibilidade artística é que este tema foi escolhido. Para valorizar, estimular e desenvolver a sensibilidade artística, cada trabalho que o aluno fez foi exposto em murais, exposições para que os colegas de outras turmas pudessem apreciar as produções, levando-os ao contato com a arte através das imagens, exposições, transparências, informações, visitas em ateliers, galerias on-line, exposições escolares, de forma que aprendam a ver a arte, partindo de obras que já existem para ampliar o conhecimento. Todos os estudos e atividades praticadas, caminharam para o despertar de muitos alunos, que não percebiam o que era a arte e o quanto era prazeroso compreendê-la e praticá-la, principalmente pelas associações que eram entrelaçadas com o seu cotidiano. Este trabalho evidenciou que a arte na escola deve ter uma visão além de conhecimentos e releituras, pois conhecer a história da arte, refletir criticamente e praticar o fazer artístico é o que faz a escola tornar-se um espaço vivo, apontando para a transformação do aluno | pt_BR |