Utilização do rádio como recurso metodológico na prática pedagógica de professores do núcleo regional de educação de Londrina
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Soares, Elisabete Aparecida Alves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho faz um estudo da utilização da mídia radiofônica por professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/2010 do estado do Paraná, pertencentes aos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Londrina. Todo o estudo encontra-se fundamentado por teorias acerca do processo ensino-aprendizagem, por autores que defendem a utilização do rádio como importante ferramenta de apoio pedagógico e pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Através de pesquisa on-line de natureza qualitativa, verifica-se o perfil dos professores pesquisados, como o grupo utiliza o rádio como ferramenta de apoio pedagógico, quais as possibilidades de uso em sua disciplina e quais as dificuldades encontradas no uso da mídia. Constata-se, a partir da descrição e análise dos dados que o rádio não é explorado dentro de suas potencialidades como ferramenta de apoio ao professor, uma vez que, a sua utilização em sala de aula, pela maioria do grupo, restringe-se à reprodução de músicas para finalidades diversas. Um trabalho efetivo com a programação oferecida não é uma metodologia explorada por grande parte do grupo e o projeto de construção de uma rádio na escola é mencionado por um número muito pequeno de entrevistados. Dessa forma, percebe-se a necessidade de uma formação que contemple de forma mais aprofundada o uso de mídias em sala de aula, especialmente abordando a mídia radiofônica como instrumento de trabalho pedagógico