Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValente, Aura Maria de Paula Soarespt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Elinéia Fernanda Cordeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T14:07:42Z
dc.date.available2022-07-21T14:07:42Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33483
dc.descriptionOrientador: Aura Maria de Paula Soares Valentept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal do presente projeto foi utilizar as histórias em quadrinhos (HQs) em sala de aula como recurso didático eficiente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, em classe de alfabetização com vistas ao letramento, bem como estimular a leitura, a escrita e a criatividade na produção de textos. O gênero textual apresenta recursos gráficos como: personagens, expressões fisionômicas, tipos de balões, onomatopeias, entre outros, que se constitui em um material atrativo para práticas de leitura em sala de aula e na biblioteca. Sendo usado como estratégia de formação de escritores e leitores competentes, capazes de ler, entender, discutir e produzir textos dentro da realidade que o cerca. A metodologia adotada utilizou a pesquisa ação e o questionário para fazer uma avaliação diagnóstica. A partir das informações levantadas, pode-se aliar gênero textual HQ à metodologia, enriquecendo e complementando conteúdos curriculares de maneira lúdica. A pesquisa foi desenvolvida com 29 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, durante o 4 º bimestre de 2010, na Escola Municipal Professora Maria da Luz Christo Lima – CAIC, em Rio Branco do Sul, Área Metropolitana Norte. A temática trabalhada foi sobre o Meio Ambiente. Em duplas, iniciou-se a exploração das características das histórias em quadrinhos, para a criação e caracterização do personagem, a escolha de balões e onomatopeias, bem como as etapas de escrita, reescrita, elaboração do texto final e quadrinização da narrativa. Os resultados do projeto desenvolvido demonstraram uma melhora significativa na leitura, escrita e produção de textos com criatividade e imaginaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos na sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples