Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Ana Maria Silvello, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T18:33:40Z
dc.date.available2022-08-31T18:33:40Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33465
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/09/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 104-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa discorre sobre as práticas de cuidado realizadas pelas cuidadoras residentes, ou mães sociais, que trabalham em casas lares, na cidade de Curitiba, Paraná. Este estudo tem como objetivo descrever as atividades de cuidado realizadas pelas mães sociais no dia a dia, e investigar essas ações como práticas educativas com base na Psicologia Social Comunitária e na concepção problematizadora de Educação em Paulo Freire. As casas lares se constituem numa modalidade de acolhimento institucional provisório em unidades residenciais, às crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar, devido ao abandono ou pela impossibilidade dos familiares ou responsáveis desempenharem a função de cuidar e proteger. A pesquisa é de caráter qualitativo-exploratório e os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o check list de atividades que as mães sociais realizam. O estudo revela que as cuidadoras têm uma concepção de cuidado ampliada, ou seja, não consideram o cuidado somente como a atenção às necessidades básicas da criança e do adolescente. Em relação à aprendizagem dessa atividade profissional, as cuidadoras aprenderam nas relações sociais estabelecidas no contexto familiar durante a infância e adolescência, e na prática cotidiana das ocupações que desempenharam como domésticas, diaristas e cuidadoras de instituições de acolhimento a crianças e idosos. As contribuições da pesquisa apontam para a necessidade de formação profissional e capacitação regular, de preferência numa educação que problematize as dificuldades enfrentadas no cotidiano, que possibilite o pensar crítico e atitudes dialógicas na construção de ações conjuntas que respondam às reais necessidades das mães sociais, sem dissociar a teoria da prática de cuidado. Além da formação profissional, espera-se que a pesquisa possa contribuir para políticas públicas que possam garantir a formação e educação continuada desses profissionais, possibilitando melhorar a vida daqueles que cuidam e daqueles que são cuidados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following research tackles the issue of caregiving practices carried out by resident children caregivers or foster mothers working in foster care homes in the city of Curitiba. This study aims at describing activities related to caregiving which are daily performed by the foster mothers, also investigating such activities as educational practices based on both the Communitarian Social Psychology and Paulo Freire?s approach to the problematic conception of Education. The foster care homes consist of a modality of provisory institutional sheltering in residential units to accommodate children and adolescents who were secluded from family life due to neglect or impossibility of family relatives or keepers unable to perform the role of taking care and protect the minors. The research has an exploratory-qualitative character. The techniques used for obtaining the data were a semi-structured interview and the checklist of activities developed by the foster mothers. This work reveals that the children caregivers have an expanded conception of care, i.e, they do not consider care as merely providing basic needs for children and adolescents. When it comes to the apprenticeship of such professional activity, it was observed that the children caregivers learned how to perform the tasks in established social relations within the family context during childhood or adolescence, as well as in the daily practice acquired from working like housemaids, cleaning ladies and caregivers in sheltering institutions for children and elderly people. The contributions of this research emphasize the necessity of professional background and regular capacitation, preferentially considering an educational approach which problematizes the difficulties faced on the everyday journey of work, therefore allowing critical thinking and dialogical attitudes in the construction of joint actions to respond to the real needs of foster mothers, without dissociating theory from practice in childcare. Besides the importance of professional background, it is also expected that the research contribute to creating public policies in order to assure continued education and training for these professionals, making it possible the improvement in the lives of those who care and those who are taken care of.pt_BR
dc.format.extent124 f. : il., tabs. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMães - Serviço Socialpt_BR
dc.subjectLares coletivos para criançaspt_BR
dc.titleDimensões psicossociais das práticas de cuidado : um olhar das mães sociais de casas larespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples