O uso do computador na prática pedagógica e a formação dos professores do Colégio Estadual Princesa Izabel Ensino Fundamental, Médio e Normal
Resumo
Resumo: A inserção das tecnologias na sala de aula tem significado uma mudança na organização da escola e na própria maneira do professor ensinar. No entanto a inclusão do computador deve estar vinculada à formação do professor que deve saber lidar com essas tecnologias, explorando pedagogicamente suas potencialidades em favor da aquisição da aprendizagem dos alunos. Não basta à escola contar com equipamentos e tecnologias de ponta, softwares abertos entre outros. A aprendizagem necessita ser repensada a partir da vivencia e da realidade do aluno, valendo-se de estratégias que estimulem atividades de definição e solução de problemas. O processo de mudança diz respeito principalmente ao professor, pois ele é elemento chave para que as reais mudanças aconteçam e como sendo responsável pela mediação do processo ensino e aprendizagem, deve estar preparado para atuar neste novo contexto, onde possa desenvolver nos alunos por meio das relações, suas dimensões afetivas e cognitivas, suas habilidades e competências, seus valores e sua consciência política e social, como ser que busca a sua totalidade, capaz de interpretar os desafios que se apresentam no mundo do trabalho